Estudantes abordam uso racional da água na Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente é tema de debate no Colégio Estadual José Moreira Cordeiro.

Semana do Meio Ambiente é tema de debate no Colégio Estadual José Moreira Cordeiro.

Os estudantes do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, situado no município de Cordeiros, no Sudoeste baiano, participam da ‘Semana do Meio Ambiente por uma escola sustentável’. O evento – realizado dentro do projeto estruturante Juventude em Ação – Com-Vida, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – acontece até esta sexta-feira (10/06/2016), com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar para a sustentabilidade do Meio Ambiente. Três temas, especialmente, foram tratados: a reciclagem, o combate ao desperdício e o uso racional da água.

Para a estudante Jaqueline Pereira Silva, 17 anos, 3º ano, a experiência está sendo “empolgante” porque desperta a consciência sobre a conservação do Meio Ambiente. “Sempre me interessei pelo tema. Evito jogar lixo no chão e busco economizar água, esse bem precioso. Mas este evento me estimulou a me inteirar ainda mais nas questões que envolvem o cuidado com o nosso planeta”, declara. Ela destaca o projeto de reutilização de água da escola.

A colega Jairlana Nunes, 17 anos, 3º ano, completou: “O nosso envolvimento na Semana do Meio Ambiente da nossa escola é muito importante para nos tornarmos cada vez mais protagonistas de atitudes que servirão de exemplo para toda a comunidade. Ao final do evento, com certeza estaremos mais conscientes para defender o nosso meio ambiente”.

A diretora Elen Caires destaca que 80% dos alunos da unidade são oriundos da zona rural, onde a falta de chuva traz prejuízos para o solo e, consequentemente, para as plantações. “Desse modo, a nossa Semana do Meio Ambiente tem a proposta de não só conscientizar os estudantes, mas que eles possam, também, levar a reflexão para as suas comunidades, onde nem sempre o solo, por exemplo, sofre queimadas, não sendo tratado com sustentabilidade”, relata a diretora Elen Caires.

Programação

A programação da Semana do Meio Ambiente também envolveu a exibição de filmes sobre o tema, caminhada pelas ruas da cidade e um debate sobre o tema ‘A questão da água no nosso município e no mundo: consumo e desperdício’, com a participação de um representante da Embasa. O concurso “Minha Lixeira Sustentável” também mobilizou os estudantes. “O principal objetivo deste concurso foi incentivar a reciclagem do lixo, bem como a sua destinação correta. Os alunos de todas as turmas tiveram a oportunidade de colocar em ação a sua criatividade para criar lixeiras a partir de diversos materiais reutilizados e reciclados que, de outra maneira, estariam no lixo”, destaca a professora de Geografia, Cíntia Cordeiro.

Juventude em Ação

O projeto Juventude em Ação é uma ação pioneira no Estado, com o objetivo de promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) e elaboração da Agenda 21 escolar. A proposta é incentivar o protagonismo juvenil, estabelecendo ações e metas a serem realizadas através de um diagnóstico participativo da realidade socioambiental da escola, promovendo a inclusão da Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar. Anualmente, acontece o Encontro Estadual de Com-vida com o objetivo de promover a socialização de experiências entre as escolas participantes do Projeto Juventude em Ação.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br