Eleições 2016 – Feira de Santana: vereador Reinaldo Miranda comenta proposta de redução do número de vereadores

Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny) destaca importância do debate sobre redução do número de vereadores.

Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny) destaca importância do debate sobre redução do número de vereadores.

Na manhã desta quarta-feira (15/06/2016), o presidente da Casa da Cidadania, vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PHS), se pronunciou sobre a proposta do edil Justiniano França (DEM) que visa à redução do número de vereadores na Câmara Municipal de Feira de Santana de 21 para 19.

“Ideias não foram para serem colocadas e aprovadas, foram para serem debatidas. Eu sou presidente desta Casa há um ano e cinco meses e nunca recebi no meu gabinete uma comissão de pré-candidatos a vereador para debater sobre a legalidade e sobre a possibilidade de permanência, aumento ou redução do quantitativo de vereadores”, disse Ronny, se dirigido aos pré-candidatos a vereador que protestavam nas galerias contra a referida proposta.

Ele fez questão de ressaltar que sempre foi aberto ao diálogo. “Agora, quero dizer que nunca me furtei de emitir minhas opiniões políticas. Este assunto aqui eu debati esses dias em um bate-papo informal com Deibson, com o vereador Pablo e com um pré-candidato do partido de Deibson, onde Deibson mesmo me falou que se baixasse o número de vereadores para 19 seria melhor, porque fazia dois e ainda teria a possibilidade de eleger um terceiro”, declarou o presidente da Câmara.

O edil afirmou também que em nenhum momento falou com Deibson Cavalcante, que é presidente do PPS em Feira de Santana, que a proposta de redução do número de vereadores seria aprovada. “A política é para ser debatida, é para ser discutida, em nenhum momento eu falei com Deibson que nós iríamos aprovar a emenda, e sim que ela seria tramitada, para debatermos o assunto”, disse Ronny, salientando que “tramitação é uma coisa e votação é outra coisa”.

Ainda com relação à proposta para redução do número de vereadores de 21 para 19, o presidente da Câmara disse que já assinou pela tramitação da emenda, mas ressaltou que não é a sua opinião que vai prevalecer nem de nenhum pré-candidato isolado sobre a aprovação ou não da matéria, e sim a vontade da maioria dos edis no plenário.

Ronny lembrou que  na legislatura passada duas emendas tratando de quantitativo de vereadores foram rejeitadas, sendo uma de sua autoria, que aumentava o número de edis para 23, e a outra de autoria do ex-vereador Angelo Almeida, que ampliava para 25 cadeiras.

Na oportunidade, o presidente da Câmara se colocou à disposição para discutir melhor o assunto, em seu gabinete, com uma comissão dos pré-candidatos.

Roque Pereira comenta sobre manifestação de pré-candidatos

Na oportunidade, Roque Pereira também se pronunciou a respeito da manifestação feita por pré-candidatos para que não seja aprovada uma emenda, de autoria do vereador Justiniano França (DEM), que reduz de 21 para 19 o número de vereadores no Legislativo feirense, já para as próximas eleições.

“Quero dizer para vocês que também já passei por esse processo que vocês estão passando. Disputei a minha primeira eleição em 2004 e, naquela oportunidade, disputava com 19, e perdi. As pessoas têm a falsa ilusão de que aumentando a quantidade de vagas, ampliam-se as chances. E não adianta tentar fazer as contas, porque cada partido só pode fazer dois, três candidatos. Se fosse assim nós teríamos mais de 60 vereadores nesta Casa”, disse.

O edil afirmou que é preciso pensar na política com os pés no chão. “É preciso fazer política com os pés no chão. Não adianta falar em partido pequeno, nanico, que vai se eleger. Vocês que estão pretendendo a vaga, muitos pré-candidatos que fez essa política de xingar vereador, quando chega aqui não passa de um mandato, não é por essa linha que vocês vão conseguir. O presidente Ronny foi muito feliz em dizer que em toda eleição renova cerca de 40%, não só nesta legislatura, em todas”, ressaltou.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br