Diversidade artística ocupa espaços da Secult Bahia

Cena do 'Festival de Arte para Infância e Juventude - PETIZ'.

Cena do ‘Festival de Arte para Infância e Juventude – PETIZ’.

Da standup comedy à palestra, do afrobeat ao gospel, do balé à capoeira, da fotografia ao teatro. A programação dos espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) está cada vez mais diversificada e quem ganha com isso é o público da capital e do interior. São diversas atrações para todos os gostos e idades.

Doze dias de intensas atividades marcarão a décima edição do Caldeirão Cultural – Festival de Artes do Subúrbio Ferroviário. O festival contará com shows, espetáculos de dança e teatro, cinema, debates, cortejo, trilha ecológica e exposições. A programação vai movimentar o Centro Cultural Plataforma (CCP), o Centro de Referência do Parque São Bartolomeu e a Praça São Braz, no Subúrbio de Salvador. A edição 2016 será realizada entre os dias 31 de maio e 11 de junho de 2016 e contará com a participação de mais de 20 grupos das diversas vertentes artísticas, além de comemorar o nono ano da reabertura do CCP.

No Espaço Cultural Alagados, a criançada aproveitará a programação que contará com o Festival de Arte para Infância e Juventude – PETIZ, de 1 a 5 de junho, e com o  Playgrude – Show para crianças de todas as idade,s dia 17.

Interessados em arte e tecnologia poderão participar do curso Tecnologias Livres na Criação Artística,  de 15 a 18, no Cine Teatro Solar Boa Vista. Já os que queiram se capacitar com audio, a Ocupação MINAVU – Isso é Arte de Mulher que oferecerá oficina de captação de som direto dias 6, 7, 8, 9 e 10 de junho no espaço.

O Centro de Cultura de Alagoinhas acolherá O 8º Encontro de Meio Ambiente de 1 a 3 de junho. No Cine Teatro Lauro de Freitas, a exposição fotográfica Revele Lauro de Freitas reunirá 20 fotografias das belezas da cidade, em celebração ao seu aniversário dia 31 de julho, última dia da exibição de classificação livre, que começará dia 6.

No Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, destaque para o espetáculo Piada é Show, do ator e humorista Renato Piaba, dias 4 e 5, e também para o VI Festival de Cinema Baiano, entre os dias 9 e 11. Já no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, a banda Ifá Afrobeat fará show com participação de banda local no dia 4. Destaque também para o Festival Gospel que acontecerá no município dias 4 e 11.

O 5° Balaio de Dança agitará o Centro de Cultura de Porto Seguro dias 3 e 4. Já na Casa de Cultura de Mutuípe, o projeto Roda Lá e Cá, do grupo de teatro Roda Moinho, fará sessões de contação de histórias dias 8 e 9 e 14 a 16 de junho.

Uma competição de dança envolvendo números de ballet clássico, jazz, sapateado, dança contemporânea e danças indianas será a novidade da cidade com 1° Guanambi Dance Festival, dias 17, 18 e 19 de junho no Centro Cultural de Guanambi.

No Centro de Cultura Olívia Barradas, o ator e humorista Pisit Mota garante as risadas com o espetáculo Pisit Mota Por Umas e Por Outras e na Casa da Música, em Itapoã, a palhaçaria toma conta com a exposição fotográfica Pé Na Terra Dos Palhaços, de 1 a 30.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br