Desenvolvida pela Meio Comunicação, campanha publicitária do Jornal Grande Bahia provoca: você quer uma opinião

Campanha publicitária do Jornal Grande Bahia, veiculada junho de 2016 em Feira de Santana, com o tema ‘Você quer uma opinião’.

Campanha publicitária do Jornal Grande Bahia, veiculada em junho de 2016, em Feira de Santana, com o tema ‘Você quer uma opinião’.

Marcelo Carvalhal de Oliveira, diretor da Meio Comunicação e Marketing.

Marcelo Carvalhal de Oliveira, diretor da Meio Comunicação e Marketing.

Robelio Junior, membro da equipe de criação da Meio Comunicação e Marketing.

Robelio Junior, membro da equipe de criação da Meio Comunicação e Marketing.

Com o tema ‘Você quer uma opinião’, a Meio Comunicação e Marketing, dirigida por Marcelo Carvalhal de Oliveira, desenvolveu campanha publicitária para o Jornal Grande Bahia. A campanha está sendo veiculada no mês de junho de 2016 em diversos pontos da cidade de Feira de Santana, através do uso da mídia outdoor, de propriedade da empresa Preserv.

Sobre o tema da campanha — ‘Você quer uma opinião’, Jornal Grande Bahia, ‘Sua opinião é pública’ — Marcelo Carvalhal revela que ela objetivou despertar a curiosidade e a imaginação do público. Ele diz que a campanha demarca a posição crítica do veículo de comunicação, com uma frase, que no primeiro momento repete a ideia de uma pergunta, mas, que na verdade é uma afirmação.

— A afirmação ‘Você quer uma opinião’ provoca as pessoas a perceber que a imagem do personagem que ilustra a campanha (uma pessoa pedindo silêncio), não condiz com a frase usada na peça publicitária. A frase provoca as pessoas a refletir sobre a necessidade de receber opiniões. Enquanto a imagem do personagem reflete a imposição do silêncio. — explica o diretor da Meio Comunicação.

Marcelo Carvalhal relata, também, que a campanha é resultado de pesquisa qualitativa desenvolvida pela equipe de publicitários da agência.

— Ao analisar pesquisa qualitativa, concluímos que o Jornal Grande Bahia é uma fonte de discussão, de obtenção de opiniões, conceitos e informações sobre a sociedade e o meio ambiente. A pesquisa indicou que o veículo de comunicação é uma fonte consolidada e referenciada, e que o jornal online é acessado por pessoas que desejam receber informações e opiniões qualificadas e, com isso, formar a própria opinião crítica. Adquirindo, através do jornal, o conhecimento necessário sobre relevantes temas que afetam a polis e a humanidade. — expressa Marcelo Carvalhal.

O publicitário avalia que setores da sociedade, detentores do poder, querem suprimir a possibilidade de o cidadão formar uma opinião consciente e crítica. Mas, pondera que esse trabalho, de despertar a consciência crítica, tem sido desenvolvido pelo Jornal Grande Bahia ao longo dos anos, e que isso tem contribuído para quebrar o paradigma da informação sem opinião.

— Observamos que os detentores de poder da sociedade desejam que ela continue ignorante com relação aos diversos aspectos que afetam a vida na comunidade. Eles desejam que a sociedade continue a se manter na cômoda posição de receptores da informação, sem despertar à consciência crítica para os fatos e situações que afetam a dinâmica da vida. O Jornal Grande Bahia, através da direção do cientista social Carlos Augusto, vai na contraordem estabelecida e provoca os cidadãos a refletirem e criticarem. — pondera Marcelo Carvalhal.

O publicitário conclui as explicações destacando o uso do preto na campanha, como a negação da informação crítica que afeta a sociedade brasileira. Mas, pondera quer esse cenário tem sido modificado pelo trabalho desenvolvido por veículos de comunicação como o Jornal Grande Bahia. Por fim, Carvalhal cita a participação, no desenvolvimento da campanha publicitária, do membro da equipe de criação da Meio Comunicação Robelio Junior.

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Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.