Deputado Eduardo Salles solicita ao governador terreno no CAB para construção da sede da União dos Vereadores da Bahia

Inauguração Sala da União dos Vereadores da Bahia na Alba.

Inauguração Sala da União dos Vereadores da Bahia na Alba.

Chamado de “padrinho dos vereadores da Bahia” por Caio Pina, presidente da UVB (União dos Vereadores da Bahia) e da câmara de vereadores de Ibirataia, o deputado estadual Eduardo Salles garantiu nesta segunda-feira (1º/06/2016), durante o debate sobre a nova legislação eleitoral, que vai solicitar ao governador Rui Costa a cessão de um terreno no CAB (Centro Administrativo da Bahia), em Salvador, para a construção da sede da UVB.

“Os vereadores estão na ponta de toda a cadeia da política brasileira, porque são eles que estão mais próximos da população. Por isso, é fundamental terem um espaço na capital do estado, onde as demandas que eles trazem dos seus municípios podem ser resolvidas”, disse Eduardo Salles.

O pedido para o deputado interceder com o governador para a cessão do terreno foi feito por Caio Pina “em nome dos quase 5.000 vereadores baianos”.

Caio Pina também aproveitou para agradecer ao deputado Eduardo Salles que conseguiu, junto com ele, com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, a cessão da sala onde já está funcionando a sede própria da UVB.

“Acredito que agora os vereadores baianos terão um porto seguro na Assembleia Legislativa e poderão estar mais estruturados para buscarem efetivar suas demandas junto aos deputados e o governo do estado”, acrescentou o parlamentar. “Esse espaço foi conquistado graças à sensibilidade do presidente da Casa, o deputado Marcelo Nilo”, agradeceu Eduardo Salles.

Para Caio Pina, a sala da UVB na Assembleia Legislativa é só o início do trabalho. “Queremos qualificar e capacitar os vereadores para conseguirmos melhorar a elaboração de projetos de lei que impactam a vida da população”, disse o presidente da UVB

O vereador Ivo Evangelista, de Ilhéus, presidente da ACSULBA (Associação das Câmaras Municipais do Sul da Bahia), lembrou que a luta é antiga. “Temos 16 anos batalhando para conquistar esse espaço”, relatou, agradecendo o empenho de Eduardo Salles.

Os vereadores e presidentes de câmaras presentes assistiram palestra dos cinco juristas especializados em direito eleitoral, convidados pela UVB para esclarecerem a nova legislação eleitoral do pleito deste ano.

Ademir Ismerin, Rodrigo Martins, Rodrigo Mariano, Henrique Quintanilha e Danilo Fernando Pereira palestraram para vereadores de mais de 100 municípios e abordaram pontos como abuso de poder econômico, período de convenções, o que pode fazer na pré-campanha e campanha, infrações, abertura de conta, doação financeira, prestação de contas, materiais permitidos durante a campanha e outros critérios.

“Acredito que nesta eleição devamos ter muitos problemas porque experimentaremos uma forma diferente de doação, sendo apenas permitido o dinheiro proveniente do próprio candidato ou de pessoa física”, alertou Ismerim.

“Todos os candidatos vão precisar ficar muito atentos para não cometer nenhum tipo de infração”, disse o advogado Rodrigo Martins.

Entre os municípios presentes, estavam os vereadores e pré-candidatos de Ibirataia, Abaíra, Amargosa, Barra do Choça, Bonito, Cafarnaum, Morro do Chapéu, Casa Nova Baixa Grande, Ilhéus, Lagedo do Tabocal, Xique-Xique, Nazaré, Ubaitaba entre outros.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br