Com investimento de R$ 160 milhões, governador Rui Costa entrega nova Avenida Orlando Gomes à população de Salvador

Governador Rui Costa descerra placa inaugural.

Governador Rui Costa descerra placa inaugural.

Governador Rui Costa participa de ciclismo na nova Avenida Orlando Gomes.

Governador Rui Costa participa de ciclismo na nova Avenida Orlando Gomes.

Quem costumava passar pela Avenida Orlando Gomes, em Salvador antes da requalificação mal consegue reconhecer a via, que foi completamente ampliada e melhorada. Depois de investimentos de R$ 160 milhões do Governo do Estado, a avenida foi entregue oficialmente neste domingo (05/06/2016), pelo governador Rui Costa, com direito a programação especial. A intervenção faz parte das obras de mobilidade urbana que o poder estadual tem realizado por toda Bahia para melhorar não apenas a fluidez do tráfego, mas também a qualidade de vida do baiano.

Após descerrar a placa de inauguração, Rui destacou quais serão os próximos passos para mudar a mobilidade urbana de Salvador. “Essa é a primeira etapa de um plano que, junto com a avenida 29 de Março, vai ligar a Orla Atlântica até o Subúrbio Ferroviário, passando por quatro estações de metrô. Estamos integrando as diferentes áreas da cidade e vamos completar esse plano com o VLT do Subúrbio. Com muito orgulho, como baiano que sou, sei que a capital terá o melhor plano de mobilidade do País. Portanto, nós podemos ter orgulho da infraestrutura que estamos construindo na primeira capital do País e que será a melhor em integração nos próximos anos”, afirmou Rui.

O governador também participou do passeio ciclístico que deu início às atividades do evento ‘Viva Bahia, um Dia de Lazer’. Para marcar a inauguração da avenida, diversas atividades de lazer são promovidas para todas as idades, além de serviços para população do entorno da Orlando Gomes. A programação inclui show do cantor Magary Lord, aulão de ginástica, atividades infantis e ações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel.

Intervenções

Importante corredor de tráfego da cidade, os 3,5 quilômetros da avenida Orlando Gomes, que ligam a orla de Piatã à avenida Paralela, foram duplicados e passam a ter três faixas em cada sentido, uma delas preferencial para transporte público. Para dar mais fluidez ao trânsito foi necessária a construção de uma ponte e dois viadutos.

As calçadas, além de ficarem mais largas, ganharam piso tátil, o que permite a locomoção e segurança de pessoas com necessidades especiais. Já a ciclovia ao longo de toda extensão da avenida permite o trânsito livre dos ciclistas durante todo o dia. Intervenções de paisagismo no canteiro central, iluminação, sinalização vertical e horizontal também fazem parte do conjunto de melhorias da nova avenida.

Executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), as mudanças na mobilidade urbana de Salvador melhoram o acesso aos bairros da região e ainda estimulam o surgimento de novos mercados e oportunidades de negócios.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br