Coluna de Antônio José Larangeira de 20 de junho de 2016

Isadora Leal e Ada Bahia, em sociedade feirense.

Isadora Leal e Ada Bahia, em sociedade feirense.

Fabiana e sua mamãe Vilma Portugal.

Fabiana e sua mamãe Vilma Portugal.

O casal  simpático Joaquim Galvão Neto, socialmente.

O casal simpático Joaquim Galvão Neto, socialmente.

MRV patrocina Fluminense

A MRV Engenharia e a URBAMAIS, empresas do Grupo MRV, acabam de fechar um contrato de patrocínio com o Fluminense de Feira de Santana Futebol Clube, o “Touro do Sertão”. “Os dirigentes nos apresentaram um bom projeto de ampliar a visibilidade das marcas na cidade, que já tem projetos da MRV desde 2012 e que, em 2015, recebeu os primeiros lotes da URBAMAIS. Esse é um passo decisivo para mostrarmos aos baianos em geral, e aos feirenses, em particular, que as nossas empresas tem compromisso com a cidade que nos acolheu tão bem”, afirma Luis Felipe Monteiro, gestor de vendas . O time do Fluminense de Feira vem numa nova fase após amargar um ano na zona de acesso do Campeonato Baiano. Em 2016, de volta a elite do estadual, o time chegou às semi-finais e agora disputa em casa a quarta divisão do Brasileiro.

Doação de órgãos

Poucas pessoas sabem, mas o Brasil é destaque no contexto mundial de doação de órgãos e tecidos, principalmente por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. Porém, a alta taxa de recusa familiar para doação de órgãos é um problema grave no país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 40% da população brasileira não aceita doar órgãos de parentes falecidos com diagnóstico de morte cerebral, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, mais precisamente Feira de Santana em que  a reação contra é grande. Segundo o médico Leonardo Borges de Barros e Silva, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), os motivos para a recusa familiar são diversos: desde crenças religiosas que impedem a realização da doação, até o desconhecimento e não aceitação da morte encefálica, que faz com que muitos familiares acreditem que a condição do ente querido com o corpo quente e o coração batendo seja um indicativo de que ele sobreviverá. O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação.

Coloquio

A Universidade Estadual de Feira de Santana  promove entre os dias 20 e 21 de julho o II Colóquio Winnicott, evento que debate o pensamento do psicanalista Donald Woods Winnicott em suas relações multidisciplinares com diversos campos de conhecimento. O colóquio contará com conferência da professora doutora Roseana Moreas Garcia. O evento é voltado para estudantes e profissionais de Psicologia, Psicanálise, Filosofia, Serviço Social, Pedagogia, Direito, Medicina, Enfermagem e demais áreas afins. O colóquio é organizado pelos professores doutores do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF/Uefs) Caroline Vasconcelos Ribeiro e Carlos César Barros.

Deficit no repasse federal

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho revelou à mídia  um déficit de R$ 11 milhões no repasse federal para oncologia nesta região, a ponto de ter que viajar  Brasília dias atrás, para cobrar essa dívida ao novo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na Capital Federal o alcaide esteve também no Gabinete do ministro das Cidades, Bruno Araújo.O prefeito disse que foi muito bem recebido em todas as repartições em que compareceu em audiência

Feirense campeã de ciclismo

A ciclista  feirense Thaise Lanusa se sagrou  campeã da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross  realizada no domingo em Feira de Santana. No mês passado, a baiana disputou o Campeonato Mundial, em Medelín, na Colômbia e se tornou a 7ª melhor do mundo. Agora, Thaise se prepara para 3ª Etapa do Brasileiro, competição que vai acontecer no mês de novembro, em São Paulo.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.