Coluna de Antônio José Larangeira de 15 de junho de 2016

Escritor Eduardo Kruschewsky.

Escritor Eduardo Kruschewsky.

Durval Olivieri e Sergio Aras.

Durval Olivieri e Sergio Aras.

Professor da Uefs em Congresso Internacional

O professor Charliston Pablo do Nascimento, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia  da Universidade Estadual de Feira de Santana , vai apresentar um trabalho no 20th International Congress of Aesthetics e é um dos quatro brasileiros neste evento, que será realizado entre os dias 24 e 29 de julho de 2016, em Seul, capital da Coreia do Sul. O congresso é o mais tradicional e importante de estética e de filosofia da arte do mundo  e reúne pesquisadores de diversos países, como Raymond Bayer, Etienne Souriau, Paul Valéry, Gillo Dorfles, Umberto Eco, Luigi Pareyson, Morris Weitz, Arthur C. Danto, Rudolf Arnheim, Giorgio Agamben, Noël Carroll e dos  brasileiros Romano Gallefi e Rodrigo Duarte.  “Could criticism be the Achilles’ Heel of post-historical art?” (Seria a crítica o calcanhar de Aquiles da arte pós-histórica?) é o título da comunicação do docente da Uefs, que é doutorando em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A apresentação será no dia 29.

Mostra de Graça Ramos

“Um copo d’água para navegar” é tema da exposição da artista plástica  feirense Graça Ramos, que será aberta no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira , hoje às 19h. A mostra que tem a curadoria da produtora Lita Limley, apresenta 30 obras, entre tinta acrílica sobre tela, técnica mista, desenhos e instalações, com memórias retratadas da infância da artista em Feira de Santana onde brincava de soltar barquinhos de papel nas poças de água, nas bacias de alumínio, em copos d’ água… Conforme destaca a curadora da exposição, Graça Ramos apresenta com sua arte contemporânea o rasgar das velas, tecendo os lemes, costurando rendas rebordando o passado, e trazendo no subconsciente do espectador a chegada das Naus em nossa terra “Brasilis”.

Curso de Extensão

Pensado no formato de Curso de Extensão, é aberto a estudantes da Graduação, da Pós-Graduação e a alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade da Uefs e também à comunidade externa. Além de aulas expositivas, debates, escuta de experiências individuais e coletivas, a ementa prevê também a realização de leituras compartilhadas. Inicialmente, foram oferecidas 30 vagas, mas, diante da grande demanda, esse número dobrou. Até o momento, são 60 inscritos, oriundos não apenas da comunidade interna da Uefs, mas também de Feira de Santana e outras cidades da região.

Inauguração

A avenida Ayrton Senna, principal via de ligação dos bairros da zona norte de Feira de Santana com o centro da cidade, será inaugurada amanhã, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, com  a apresentação de bandas e artistas musicais. É uma das maiores vias construídas no atual governo municipal.

Jantar

Martine e João Veloso, após uma viagem à Italia, mais precisamente Capri e região da Toscana,   receberam casais amigos para um jantar em sua residência no ultimo final de semana. No cardápio cozinha italiana e vinhos das melhores castas.

Horário

Quem desejar contar com os servidos da Caixa Econômica Federal em Feira de Santana, a partir de hoje, tem novo horário de atendimento. Alegando resolução do Banco Central, o funcionamento agora será 11h às 16h. Uma hora a menos, já que antes o atendimento ao público começava às 10h

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.