Coluna de Antônio José Larangeira de 14 de junho de 2016

Duas figuras de expressão da cultura nacional  Antonio Brasileiro e Ferreira Gullar.

Duas figuras de expressão da cultura nacional Antonio Brasileiro e Ferreira Gullar.

O arcebispo Dom Zanoni Demetinno,  no comando do Arcebispado Metropolitano de Feira de Santana.

O arcebispo Dom Zanoni Demetinno, no comando do Arcebispado Metropolitano de Feira de Santana.

Salão Auto Caixa

A Caixa Econômica Federal promove, a partir desta quinta-feira,16, o 10º Salão Auto CAIXA, ação que oferece condições especiais para financiamento de carros e motos. O evento será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, em parceria com a CAIXA Seguradora, Banco Pan, ANFAVEA e Fenabrave. Cerca de mil concessionárias participam da ação, com a presença de três mil gerentes da CAIXA e 800 operadores do Banco PAN, para atender os clientes. O Salão Auto CAIXA termina no sábado,18. O objetivo é garantir rapidez dentro da necessidade de cada cliente, que poderá financiar até 90% do veículo e ainda ganhar um brinde especial. Nos três dias do evento, a CAIXA oferecerá aos seus clientes taxas a partir de 1,24% ao mês e prazo para pagamento de até 60 meses na compra de veículo, novo ou usado. Gerentes e operadores estarão nas concessionárias promovendo atendimento personalizado na compra do veículo.

Palestra na Confraria

Na reunião-almoço que acontecerá na Confraria dos Gastrônomos, na próxima sexta feira no restaurante Cravo e Panela, no Ville Gourmet, o cientista   Jolival Soares, fará interessante palestra  sobre idades física e cronológica, assunto que vem sendo alvo das suas conferencias em boa parte do mundo. Presidirá o evento Cloves Barros Figueiredo.

Bando Anunciador

Alegria, cores, música e tradição. Encontro de gente, de representantes dos diversos cantos da cidade, todos juntos anunciando o início da Festa de Sant’Ana. Neste ano, a história se repetirá durante a 10ª edição do Bando Anunciador, que acontece no dia 10 de julho. O evento é promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana , através do Centro Universitário de Cultura e Arte . O cortejo terá início às 7 horas, em frente ao Cuca, na rua Conselheiro Franco. De lá seguirá até a Igreja dos Remédios, passará por trechos das avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, da rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó, de onde irá seguir até a área externa da Catedral, com acesso ao tradicional Coreto.  A animação musical ficará por conta do coletivo “Unidos pelo Samba”.

Concerto

O teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim ficou pequeno para o grande público, que aplaudiu o concerto da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, no final da tarde de domingo,12. A apresentação de músicas brasileiras teve a participação do coral do bairro George Américo e do Grupo de Flautistas do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), do bairro Rua Nova, que contribuíram para os momentos de emoção durante o espetáculo. No palco, cerca de 140 crianças, adolescentes e jovens, integrantes do projeto do Instituto Antônio Gasparini, reforçaram que a vocação de Feira de Santana para filarmônicas e fanfarras permanece viva. Além de instrumentos de sopro e de cordas, os músicos tocaram pandeiro, zabumba e triângulo dando os tons ao repertório, que fez um passeio de Tom Jobim e Baden Powell a Luiz Gonzaga, sob o compasso do maestro Gileard Teixeira.

Caminhos…

A região dos Caminhos do Sertão que engloba 15 municípios e uma população total superior a 1.160.000 habitantes além de reunir características ambientais e culturais de grande potencial econômico teve um conclave bastante representativo. O presidente do SindFeira, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Getúlio Andrade, avaliou o encontro como um marco no setor. “Cada vez mais pensamos e agimos de maneira cooperada, articulada e unida para colher resultados benéficos para toda região”.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.