Coluna de Antônio José Larangeira de 11 de junho de 2016

Começou o forró

A praça do Fórum e o Mercado de Artes Popular (MAP) serão os locais indicados para quem quer dançar forró. Começou na sexta-feira, mais uma edição do Arraiá do Comércio em Feira de Santana. Será mais de uma semana de festejos juninos com mais de 40 atrações. A abertura foi às 17h, na praça do Fórum com a apresentação da banda Sutak do Forró. Logo após se apresentam Os Dominantes do Forró e Cescé Amorim. Hoje seis atrações se revezam no palco da praça do Fórum. A festa por lá só encerra no dia 18 de junho. No MAP a festa só começa na segunda-feira. As apresentações sempre acontecem às 11h e 13h até o dia (18/06/2016). Na abertura Os Pés Quente do Forró fazem a primeira apresentação. A segunda atração será Bom Balanço do Nordeste. Enquanto dançam muito forró, o público presente também vai poder contar barracas de artesanatos, comidas e bebidas típicas da época: canjica, pamonha, bolos de milho, puba e aipim, e os tradicionais licores de frutas da região e a exemplo do jenipapo.

Lixo util

Alguns pontos de descarte irregular de lixo domiciliar e de outros objetos de maior porte em Feira de Santana foram transformados em espaços denominados de “Jardins Ecológicos” pela Secretaria de Serviços Públicos. A Prefeitura quer dar o exemplo e com isso educar a popular. O que se busca é a mudança de comportamento das pessoas que fazem este tipo de descarte. É uma ideia sustentável e barata. É uma iniciativa simples que vem se mostrando eficiente, explica o secretário Ícaro Ivvin, técnico que assumiu há poucos dias a pasta que era ocupada por um vereador.Foram construídos Jardins Ecológicos na Cidade Nova (rua Nacional e Tijuca e ao lado da Passarela Conceição Lobo), no Feira X (ao lado da Escola Dr. Alberto Oliveira), no Feira IX (ao lado do Colégio Jair dos Santos Silva).Pontos de descartes foram transformados em jardins na avenida Eduardo Fróes da Motta (próximo ao Posto Cooperativa) e no Jardim Acácia (rua Jaíba, fundo do Colégio Georgina Erismann).Pneus, pintados, foram usados para plantar espécies e outras foram plantadas diretamente nos passeios. Apenas no Feira X foram usadas mais de 20 mudas.

Teatro

O espetáculo “O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada” segue em cartaz no palco do Domingo Tem Teatro e se apresenta amanhã às 10h30 no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA.         O musical infantil “O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada”, do Grupo Miudim Teatro de Bolso de Salvador que teve sua estreia no último domingo (05), tem direção de João Lima e conta a história de um rei que se vê em apuros por causa do surgimento de um imenso pássaro que pousa sobre seu palácio e do valente guerreiro que salva o reino ao vencer o pássaro gigante utilizando uma única flecha. Celebrando a cultura e músicas africanas, a peça traz canções inéditas executadas ao vivo com participação da plateia. A montagem se vale de efeitos de sombra, músicas e ações interativas para tocar em questões como respeito aos mais velhos. Com o auxílio de projeções de imagens criadas pelo artista visual Artur Soares, o espetáculo conduz os espectadores para o lugar de origem da narrativa: o diverso continente africano. Adereços e figurinos mesclam tecidos e elementos inusitados como grãos de feijão, arroz, lentilha, milho, quiabo e pimenta, que formam imagens coloridas dispostas em colares e arranjos de cabeça caracterizando os diversos personagens. No elenco, Bira Freitas, Isabela Silveira e Mirella Matos Sales e na  banda Ana Luísa Barral, Artur Soares e Maria do Sol se juntam para apresentar a crianças de todas as idades essa maravilhosa lenda da África de antigamente.

 Para Santo Antonio

Andreia Freitas,Cecilia e Rita Torres, Misael Tavares e Paulo Vaz Sampaio, organizando um grupo de amigos, que irão rezar para Santo Antonio,hoje dia 11 de junho,ás 19 horas, no Cafélier,  que fica no Santo  Antonio  Além do Carmo, em Salvador.

Oficinas

O Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana está com inscrições abertas para as oficinas artísticas deste. Aproximadamente 1800 vagas estão sendo ofertadas à comunidade em quatro linguagens artísticas: dança e atividades corporais, artes visuais, música e teatro. Os interessados devem realizar a inscrição, através da internet, até o dia 06 de julho no sitewww.cuca.uefs.br. O calendário de matrícula e outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico. Os alunos inscritos serão selecionados através de sorteio e o resultado divulgado nos dias 12 e 13 de julho.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.