Coluna de Antônio José Larangeira de 07 de junho de 2016

Jairo Carneiro é pré candidato à prefeito de Feira de Santana.

Jairo Carneiro é pré candidato à prefeito de Feira de Santana.

 A chef Tereza Paim vem participar de Encontro Regional de Hotelaria de hoje até amanhã em Feira.

A chef Tereza Paim vem participar de Encontro Regional de Hotelaria de hoje até amanhã em Feira.

Festejaram aniversário de casamento Jurandir Almeida Santos e Maria Izabel.

Festejaram aniversário de casamento Jurandir Almeida Santos e Maria Izabel.

Jairo pré-candidato

O ex-deputado federal Jairo Carneiro, se desincompatibilizou do cargo de diretor do Desembahia, para ser pré-candidato pelo PP à prefeito de Feira de Santana, no próximo pleito eleitoral, atendendo a um convite do presidente estadual da legenda, vice-governador João Leão. Segundo consta, a futura candidatura está sendo bem vista pelo governador Rui Costa.

Tereza Paim, aqui

Conhecida por promover a culinária baiana dentro e fora do Brasil, a chef de cozinha Tereza Paim foi convidada para participar do Encontro Regional Hotelaria, Gastronomia e Economia – Caminhos do Sertão, que acontece hoje e amanhã, no Hotel Acalanto, em Feira de Santana. Tereza vai proferir uma palestra sobre o tema “A riqueza da culinária regional legitimada pelos ingredientes do sertão baiano”. A programação conta ainda com minicursos de capacitação e qualificação; mesa-redonda com análise do cenário econômico nacional; e palestras sobre o cenário local da região do sertão baiano, posicionamento de mercado e economia criativa. A região “Caminhos do Sertão” engloba 15 municípios, com grande potencial nas áreas econômica, cultural e ambiental, além de apresentar diversas alternativas para a sustentabilidade.

Jurandir e Maria Izabel

Esteve completando quarenta anos de casados, o empresário e engenheiro Jurandir Almeida e a graduada em gastronomia Maria Izabel, que comemoraram com um almoço em família no final de semana.

Não entregam as obras

Há oito anos que 360 famílias começaram a ser extorquidas pela construtora MFP, pois até agora não entregaram as obras adquiridas com financiamento da Caixa Econômica Federal. Trata-se do empreendimento Moradas das Águas Residence Club, localizado no Bairro de Buraquinho, em Lauro de Feitas-Ba que foi lançado em 2008 pela já falida Imocom, empresa portuguesa que deu calote em diversas pessoas e empresas antes de sumir do mercado. A Imocom em parceria com a MFP Construtora, de propriedade do Sr. Marcus Peleteiro, figura conhecida do ramo da construção civil no mercado baiano, firmou parceria com a Caixa Econômica Federal e comercializaram 360 unidades com promessa de entrega da obra para junho de 2011. Já se passaram 5 anos e a obra está paralisada a quase um ano, depois de diversas outras paralisações. Ainda para o aumento do desespero destas famílias, as que já fizeram o financiamento do imóvel junto a Caixa através de um contrato denominado “fase de obra” vem sendo obrigados a pagar mensalmente a CEF parcelas de juros que variam de R$ 1.200,00 a R$ 2.500,00, sem que este valor seja abatido no saldo devedor. Situação mais que cômoda para a CEF, pois enquanto durar a paralisação da obra, o dinheiro que ela entregou a MFP está rendendo juros, bancados pelos mutuários.

Novo secretário

Ao assumir a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o senador licenciado Walter Pinheiro disse que vai “estreitar” as parcerias com as Universidades Estaduais que, segundo ele, “podem contribuir com a educação básica”. Pinheiro foi relator dos projetos das cinco universidades federais implantadas na Bahia nos últimos anos: Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Federal do Vale do São Francisco e Universidade da Lusofonia. Deputado federal por quatro legislaturas, ex-secretário estadual de Planejamento

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.