Coluna de Antônio José Larangeira de 03 de junho de 2016

Quase metade das 49 mil famílias feirenses contempladas com o Bolsa Família podem ter o benefício suspenso por não se submeterem as exigências oficiais segundo o secretário Ildes Ferreira.

Quase metade das 49 mil famílias feirenses contempladas com o Bolsa Família podem ter o benefício suspenso por não se submeterem as exigências oficiais segundo o secretário Ildes Ferreira.

Inaugurado o Polo de Cultura Digital da Biblioteca Municipal Manoel Pereira Pimenta, no distrito de Humildes pelo presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho.

Inaugurado o Polo de Cultura Digital da Biblioteca Municipal Manoel Pereira Pimenta, no distrito de Humildes pelo presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho.

O deputado estadual Carlos Geilson de olho na Câmara Federal.

O deputado estadual Carlos Geilson de olho na Câmara Federal.

Álvaro Bahia, um ano

A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil completou na quarta-feira última, um ano de gestão a frente do Hospital Estadual da Criança (HEC). Ao longo desse período, mesmo com a crise que assola o país e as dificuldades encontradas, a administradora da unidade hospitalar superou as metas estabelecidas pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), atendendo as crianças baianas com excelência. Conforme Antônio Novaes Jr., superintendente da Liga Álvaro Bahia, ao longo desse último ano, o HEC conquistou coisas bastante positivas para oferecer à população infantil do Estado e ampliou o atendimento dentro das possibilidades, prezando pela missão da gestora que é combater a mortalidade infantil na Bahia. No segundo semestre de 2015, quando a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil assumiu a gestão do HEC, a unidade realizou quase 3.000 saídas hospitalares e mais de 109 mil atendimentos ambulatoriais. Ao longo dos meses de dezembro/2015, janeiro/2016, fevereiro/2016, março/2016 a abril/2016 foram realizadas exatas 2.661 saídas hospitalares e mais de 90 mil atendimentos ambulatoriais, todos os dados superando as metas estabelecidas pela SESAB, que estipula como metas 1.452 saídas hospitalares e 42.114 atendimentos ambulatoriais por trimestre.

Bolsa Família

Quase metade das 49 mil famílias feirenses contempladas com o Bolsa Família podem ter o benefício suspenso por não se submeterem ao acompanhamento médico, que é uma das exigências do programa. Cerca de 20 mil famílias não foram às unidades de saúde. O alerta é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A medida é uma forma de o governo acompanhar a saúde das gestantes, através da realização do pré-natal, e das crianças menores de sete anos fazendo o acompanhamento da caderneta de vacinação e do estado nutricional, através da altura e do peso. Essa avaliação deve ser feita duas vezes ao ano. “Para garantir o recebimento mensal do benefício, as famílias devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência”, orienta o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira.

Flu e a politica

A prorrogação do mandato da diretoria do Fluminense de Feira Futebol Clube, anunciada terça-feira última à noite, foi uma demonstração de que a disputa política ainda não contaminou o clube. Em tempo: O presidente do Fluminense, professor Gerinaldo Costa, é PT de carteirinha e o diretor de futebol Zé Chico, é Democratas. O mandato foi prorrogado até o final de novembro.

Campanha

Em um almoço realizado na Churrascaria Los Pampas, na quarta-feira passada, foi lançada a Campanha de Super Prêmios, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL) com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) e do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs). O objetivo é esquentar as vendas para os meses de junho e julho. O evento contou, ainda, com uma palestra muito proveitosa do empresário e presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto.

Polo Digital

Com a leitura do poema “Leilão de Jardim”, da escritora Cecília Meireles, cinco alunas da Escola Municipal Mãe dos Humildes, que cursam do 3º ao 5º ano, abriram o ato de inauguração do Polo de Cultura Digital da Biblioteca Municipal Manoel Pereira Pimenta, no distrito de Humildes, na manhã desta quarta-feira, 1º de junho. O espaço foi entregue pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.  “Humildes é o quarto distrito contemplado com o Polo de Cultura Digital. Isso representa o esforço do Governo Municipal em assegurar às comunidades a inclusão digital, preparando os jovens para o mercado de trabalho”, afirmou o diretor presidente da Fundação Municipal de Tecnologia e Cultura Egberto Tavares Costa, Antônio Carlos Coelho.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.