Coluna de Antônio José Larangeira de 02 de junho de 2016

Em noite festiva os 40 anos da Uefs foram comemorados durante uma cerimônia realizada na noite da terça-feira quando o professor, jornalista e  escritor Edivaldo Machado Boaventura, membro fundador da Uefs, proferiu palestra paradestacar a importância da universidade.

Em noite festiva os 40 anos da Uefs foram comemorados durante uma cerimônia realizada na noite da terça-feira quando o professor, jornalista e escritor Edivaldo Machado Boaventura, membro fundador da Uefs, proferiu palestra paradestacar a importância da universidade.

O Museu Parque do Saber, através da Fundação Cultural Egberto Costa, realizará hoje, encontro com pesquisadores, para apresentar pesquisas que estão sendo feitas por profissionais capitaneado pelo diretor do Museu, Basílio Hernandez. Na foto ao lado de sua esposa Elizabete Godeiro.

O Museu Parque do Saber, através da Fundação Cultural Egberto Costa, realizará hoje, encontro com pesquisadores, para apresentar pesquisas que estão sendo feitas por profissionais capitaneado pelo diretor do Museu, Basílio Hernandez. Na foto ao lado de sua esposa Elizabete Godeiro.

Empresários dos ramos de hotelaria e alimentação da Região Metropolitana de Feira de Santana têm um encontro marcado nos próximos dias 7 e 8 de junho para discutir as perspectivas e cenários do setor , que acontece no Hotel Acalanto tendo à frente Getulio Andrade.

Empresários dos ramos de hotelaria e alimentação da Região Metropolitana de Feira de Santana têm um encontro marcado nos próximos dias 7 e 8 de junho para discutir as perspectivas e cenários do setor , que acontece no Hotel Acalanto tendo à frente Getulio Andrade.

Paisagens sertanejas

A Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Museu Casa do Sertão, expõe até o dia 15 de julho, trabalhos do artesão baiano Edson Duarte Marques da Silva a mostra intitulada “Paisagens Sertanejas em Miniaturas”, que retrata aspectos do morar sertanejo cercado pela caatinga. As miniaturas das construções apresentam símbolos das paisagens sertanejas e casas típicas da zona rural, com o desgaste promovido pelo uso e passar dos anos e vestígios das histórias de vida dos moradores. O Museu fica localizado no campus da Uefs e as visitas podem ser feitas segunda-feira de 14h15 às 17h e de terça a sexta-feira de 8h15 às 11h30 e das 14h15 às 17h. A entrada é gratuita e para visitação de grupos com mais de cinco pessoas é com agendamento prévio. O artesão é natural de Riachão do Jacuípe, ministra oficinas de música, artesanato e reciclagem de papel no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e, voluntariamente, no Centro de Amor e Transformação (CAT), entidade que atende indivíduos em condições sociais de risco. É membro da Associação de Proteção aos Animais “Beato Salu” (APARJ), exercendo atualmente a função de presidente e integra também a Associação Ambiental Amigos do Rio Jacuípe.

Campo da cidadania

Está programado para o mês de junho um evento na zona rural, denominado Seagri no Campo da Cidadania, que objetiva oferecer serviços nas seguintes áreas: Bolsa Móvel, Cartão do SUS, emissão do NIS, atividade esportiva, atendimento médico e jurídico gratuito, serviços de corte de cabelo, maquiagem e massagem, vacinação e vermifugação de animais domésticos. O secretário municipal de Agricultura Joedilson Freitas informa que apesar de ainda não ter a data definida, o primeiro distrito contemplado será Maria Quitéria.

Pesquisadores

O Museu Parque do Saber, através da Fundação Cultural Egberto Costa, realizará hoje, encontro com pesquisadores, que tem como objetivo apresentar pesquisas que estão sendo feitas por profissionais de diversas áreas do campo da ciência, e falar sobre a geração da energia nuclear. Estarão presentes: Dra. Olga de Castro Vilele, palestrante do departamento de Energia Nuclear; Professor da UEFS e do SENAI- CIMATEC, do Programa de Mestrado e Doutorado, Dr. Gilney Figueira Zebende; e Dr em astrofísica, Marildo Geraldête Pereira.

Entre os temas, estão: Introdução a Sistemas Complexos; Entendendo as Estrelas de Alta Massa e Geração de Energia Fotovoltaica. O Diretor do Museu, Basílio Fernandez, ressalta a importância da palestra, pois, trata-se do primeiro evento de um projeto que vai estreitar relação entre pesquisadores que estão na fronteira do conhecimento. O Encontro será aberto ao público e acontecerá no Planetário do Museu Parque do Saber a partir das 14h30.

Uefs, ano 40

Em noite festiva os 40 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana foram comemorados durante uma cerimônia realizada na noite da terça-feira (31), no Auditório Central do campus universitário.  Para contar como a instituição nasceu, o professor, jornalista e escritor Edivaldo Machado Boaventura, membro fundador da Uefs, proferiu palestra fez questão de destacar a importância da universidade na sociedade baiana e feirense desde a criação. “A Uefs é resultado do anseio da comunidade feirense. De suas classes, das lideranças e de seu povo. E o processo de reconhecimento da Uefs rendeu autonomia ao sistema de educação superior na Bahia. Tivemos um projeto pioneiro”, afirmou. A noite também foi de música com o Coral da Uefs, com o grupo Coisa de Índio, formado por estudantes indígenas da universidade, e com a banda Camutiê. As atividades artísticas ainda incluíram uma apresentação dos bailarinos Natália Barboni e Nadson Maimone, com coreografia de Marcos Cerqueira, e declamação do cordelista Romildo Alves. O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, ressaltou a importância de comemorar as quatro décadas da instituição e o crescimento da universidade.

Caminhos do Sertão

Empresários dos ramos de hotelaria e alimentação da Região Metropolitana de Feira de Santana têm um encontro marcado nos próximos dias 7 e 8 de junho para discutir as perspectivas e cenários do setor e, principalmente, como atrair mais clientes e promover mais negócios em plena crise. O Encontro Regional Hotelaria, Gastronomia e Economia – Edição Bahia – Caminhos do Sertão, que acontece no Hotel Acalanto, é uma promoção do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana (SINDFeira de Santana)  em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).Serão discutidos temas como a elaboração de uma agenda parlamentar, capaz de atender às expectativas dos setores que movimentam algo em torno de 250 milhões de reais por ano, apenas em Feira de Santana. O Encontro pretende reunir empresários, autoridades, profissionais e estudantes dos setores envolvidos, que geram cerca de 28 mil empregos diretos e indiretos em aproximadamente 5 mil estabelecimentos na Região. Serão abordados assuntos como a padronização operacional e o posicionamento mercadológico de hotéis independentes. À frente Getúlio Andrade.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.