Coluna de Antônio José Larangeira 01 de Junho de 2016

A cerimonia do enlace matrimonial na Toscana do secretario de Cultura de Feira Rafael Cordeiro e Lua Barreto Campos.

A cerimonia do enlace matrimonial na Toscana do secretario de Cultura de Feira Rafael Cordeiro e Lua Barreto Campos.

A mâe da noivinha Lua, Ozana Barreto e o love empresário Dorinha Filho.

A mâe da noivinha Lua, Ozana Barreto e o love empresário Dorinha Filho.

O matematico e gestor da Embasa em Santo Estêvão Ubirandy Santana que tem feito um trabalho elogiado pela população da região. Na foto com a sobrinha e jornalista Arleny Porto.

O matematico e gestor da Embasa em Santo Estêvão Ubirandy Santana que tem feito um trabalho elogiado pela população da região. Na foto com a sobrinha e jornalista Arleny Porto.

Casamento do secretario

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana o advogado Rafael Pinto Cordeiro, casou-se com a jovem empresária Lua Barreto Campos, segunda feira última, em Cortona, na região da Toscana. O enlace matrimonial foi celebrado no Hotel Relais Chateaux II Falconiere, em uma cerimônia simples e bem ao estilo campestre, onde somente estiveram familiares. A noivinha usou vestido assinado pela estilista Cristina Luna, joias e tiara de Carlos Rodeiro. Ela é filha de Ozana Barreto e Romeu Campos assim como, o noivo de Maria das Graças Pinto e Jose Alberto Cordeiro.  Entre as testemunhas oculares da história a mãe dela Ozana Barreto e Dorinha Filho, Suzana Barreto Oliveira, a mãe dele Maria das Graças Pinto Cordeiro e as herdeiras da noivinha.

No limite

O secretário da Fazenda Expedito Eloy, ao falar das metas fiscais para o 1º quadrimestre de 2016, na Câmara Municipal de Feira de Santana, declarou que a Prefeitura gasta com pessoal 50,08%, quando o limite prudencial é de 51,30% e o limite legal é de 54%. O vereador Wellington Andrade (PSDB), que é membro da Comissão de Finanças e Orçamento, parabenizou Governo Municipal e disse que esse conforto é fruto de uma administração séria e competente.

Pacto

Serviços sociais, jurídicos, de saúde, e atividades de esporte e lazer serão oferecidos, sábado vindouro, aos moradores de Feira de Santana e região por meio do Mutirão Social do Pacto pela Vida. O atendimento no município, que faz parte do Portal do Sertão, ocorrerá, das 9h às 14h, no Centro Social Urbano (CSU) Cidade Nova, bairro Cidade Nova. A iniciativa é da Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS), sob a coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em articulação com diversas secretarias de Estado, órgãos municipais, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outras instituições. Durante todo o dia, a população terá acesso a atendimento na área de saúde, com o Odontomóvel; emissão de Identidade (RG), CPF e Carteira de Trabalho; gratuidade na emissão 2ª via da Certidão de Nascimento; orientação ao consumidor feita pelo Procon-BA; aquisição de lâmpadas econômicas e cadastro para troca de eletrodomésticos com a Coelba.

Transparência

Com o objetivo de reforçar a transparência do processo de licenciamento da obra de um empreendimento comercial do Atacadão Supermercado, no bairro Santa Mônica II,  as margens da BR 324 (rodovia Feira-Salvador), a Secretaria Municipal de Meio Ambienta e Recursos Naturais remeteu ao Ministério Público, no dia 25 deste mês,  todo o processo administrativo referente a licença ambiental concedida, inclusive cópia do estudo hidrogeológico da área onde o equipamento está sendo erguido. A informação é do secretário da pasta, Maurício Carvalho, que esteve na Câmara Municipal nesta segunda-feira (30), em sessão especial para prestar informações e tirar dúvidas sobre o assunto. Vereadores visitaram a obra recentemente e aprovaram requerimento para que o secretário comparecesse ao Legislativo, mediante suspeita da Comissão de Obras e Meio Ambiente da Casa de que a construção possa estar sendo feita em área de nascente da Lagoa do Subaé.

Convênio com a Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana está sendo consultada pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento sobre a possibilidade de um convênio para que a instituição acadêmica possa realizar um amplo estudo acerca do zoneamento ecológico-econômico no município. “Queremos atualizar os estudos já existentes e eventualmente defasados em torno do tema, norteando governo e iniciativa privada quanto a nossa realidade”, diz o secretário. O presidente da Câmara, vereador Reinaldo Miranda (Ronny), anunciou, ao final da sessão, que deverá promover uma audiência pública, com a presença de especialistas, para tratar de questões ambientais em Feira de Santana. O secretário considerou a    interessante e se colocou à disposição da Casa para contribuir.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.