Caravana leva serviços públicos para os Territórios de Identidade

Caravana de Justiça Social ocorre no  no Território do Sisal.

Caravana de Justiça Social ocorre no no Território do Sisal.

O Governo do Estado leva a Caravana da Justiça Social aos Territórios de Identidade da Bahia. A iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) oferece cursos, oficinas, capacitação e serviços das áreas de assistência social, segurança alimentar, justiça, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil, saúde e atividades de lazer para as famílias do interior do estado.

A primeira edição será no Território do Sisal, na quinta-feira (09/06/2016), nos municípios de Serrinha, das 8h às 15h, e em Valente, às 10h30. “A Caravana da Justiça Social surge em atendimento às demandas de diversos atores sociais, visando à ampliação da transversalidade e da intersetorialidade nas ações do Estado, além da garantia de sua interiorização”, explica o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis.

Na primeira etapa, nos meses de junho e julho, a Caravana chega a seis territórios de identidade: Sisal, nos municípios de Serrinha e Valente; Litoral Norte, em Alagoinhas; Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas; Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista, Planalto e Anagé; Baixo Sul, em Valença; e Litoral Sul, em Itabuna. “Também serão realizadas visitas técnicas aos equipamentos e serviços financiados e co-financiados pela Secretaria de Justiça Social nesses municípios, na perspectiva de estreitar a relação de parceria técnica, institucional e política do Estado com os municípios”, adianta o secretário.

Primeira parada: Serviços da Caravana promovem cidadania – O município de Serrinha, no território de identidade do Sisal, será o primeiro a receber os serviços sociais da Caravana da Justiça Social, na próxima quinta-feira (9), a partir das 8h, no Colégio Estadual Rubem Nogueira (Praça Morena Bela).

Durante todo o dia, a população poderá realizar cadastro e tirar dúvidas sobre o Programa Bolsa Família; obter orientação jurídica do Balcão de Justiça, da Defensoria Pública do Estado; acessar serviços de saúde, a exemplo de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV e higiene bucal; atendimento ao consumidor (Procon); Passe Livre Intermunicipal; Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), com emissão de carteira de identidade, CPF, antecedentes criminais e certidão de nascimento; curso de formação para conselheiros tutelares; monitoramento e gestão da assistência social; diálogos com a juventude e implantação da Câmara Técnica de Juventude; além de atividades de lazer para as crianças.

Caravana entrega cisternas no território do Sisal – Também na quinta-feira (9), às 10h30, na Casa do Agricultor Familiar, município de Valente, a Caravana da Justiça Social entrega 3.931 estruturas hídricas para produção e consumo, implementadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social, um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Também serão entregues ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Aquisição de Leite (PAA-Leite), beneficiando os pequenos produtores rurais dos municípios de Conceição do Coité, Valente, Biritinga e Santa Luz, com recursos na ordem de R$ 2,4 milhões.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br