Caravana do Detran faz blitz educativa de “cinquentinhas” em Ipirá

Caravana do Detran faz blitz.

Caravana do Detran faz blitz.

Em blitz educativa realizada na avenida Nicomedio Fernandes Serra, em Ipirá, centro norte do estado, na última quarta-feira (01/06/2016), a equipe da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) orientou condutores de motos “cinquentinhas”. Eles foram informados sobre a exigência da habilitação para conduzir motocicletas de 50 cilindradas, que passou a valer este mês.

“Quem descumprir essa determinação estará cometendo infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 574, além de ter o veículo apreendido. O condutor pode tirar habilitação na categoria A (motos) ou solicitar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), documento que permite conduzir motos de até 50 cilindradas”, explicou o coordenador-geral da Caravana do Detran, tenente-coronel Josafá Soares.

Na cidade, cresceu o número de pessoas pilotando esse tipo de moto porque não havia a exigência da habilitação, como foi o caso do marceneiro Júlio Mendonça, 22 anos. “Eu não tenho habilitação e comprei a cinquentinha por causa da facilidade de não precisar de carteira e pela economia. Agora não tem jeito. Tiro a habilitação ou vendo a moto”, disse.

Ainda em Ipirá, quase 600 alunos da rede pública de ensino, na sede e na zona rural do município, assistiram a palestras da caravana sobre cidadania e mobilidade urbana. O Detran também realizou a operação “Cidade Limpa”, em parceria com a prefeitura, para retirar carros e sucatas abandonados nas vias, que obstruem o trânsito e servem de focos para o mosquito Aedes aegypti.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br