Câmara Federal aprova MP que beneficia vítimas da seca

Deputado Márcio Marinho avalia que programa é de grande importância para a Bahia que é o estado com maior quantidade de agricultores familiares do Brasil.

Deputado Márcio Marinho avalia que programa é de grande importância para a Bahia que é o estado com maior quantidade de agricultores familiares do Brasil.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (31/05/2016), a Medida Provisória 715/2016, que destina R$ 316,2 milhões para o pagamento de parcelas do Benefício Garantia-Safra, que beneficia diretamente 440 mil famílias de agricultores que sofrem os efeitos da seca do período 2014/2015.

Segundo o  líder do PRB na Câmara,  deputado federal Márcio Marinho, o programa é de grande importância para a Bahia que é o estado com maior quantidade de agricultores familiares do Brasil. “Essa Medida representa um alívio para centenas de famílias de agricultores da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) atingidos pela pior seca dos últimos 50 anos, segundo dados de órgãos oficiais de monitoramento, com grave impacto social causado pela estiagem, o que exige uma rápida intervenção para garantir a sobrevivência da população”, explicou Marinho.

O benefício é destinado aos produtores que perderam pelo menos 50% da safra, em decorrência de estiagem, de culturas como feijão, milho, arroz, mandioca e algodão. Em alguns estados do Nordeste não chove há mais de quatro anos e muitos agricultores perderam toda a safra. Dados do Governo revelam que pelo menos 80% dos agricultores familiares que aderiram ao programa tiveram perdas comprovadas acima de 50% da produção com a seca do período

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br