Cachoeira: estudantes da rede estadual participam de desfile cívico pela Independência da Bahia

Apresentação da Fanfarra Duque de Caxias.

Apresentação da Fanfarra Duque de Caxias.

Mais de 600 estudantes da rede estadual de ensino do Recôncavo Baiano participam do desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia, neste sábado (25/06/2016), em Cachoeira, quando o Governo da Bahia é transferido, simbolicamente, para o município. O dia 25 de junho marca o início da luta pela independência baiana, e conta, na sua programação oficial, com a apresentação de nove escolas estaduais dos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Cruz das Almas, que desfilarão com suas fanfarras pelas ruas da cidade histórica.

A participação dos estudantes no desfile cívico tem como objetivo explorar o potencial educativo através da arte musical instrumental, expressão corporal e disciplina de grupo. As fanfarras, além de elemento agregador, promovem o bem estar da coletividade, elevando a autoestima escolar e das comunidades.

“A Secretaria da Educação vem buscando alternativas e implementando ações com vistas a acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, bem como apoiar na manutenção dos instrumentos musicais, reconhecendo que as fanfarras despertam o olhar e a sensibilidade do indivíduo para o trabalho participativo e em grupo”, considera Rowenna Brito, coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado.

Decreto – A cidade de Cachoeira é transformada em sede do Governo da Bahia, no dia 25 de junho, para simbolizar o dia em que moradores do local iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, cuja batalha final se deu no dia 2 de Julho. A mudança da sede do governo foi aprovada pela Lei nº 10.695, de 2007, e ocorre há nove anos consecutivos.

Escolas participantes

Cachoeira: Colégio Estadual de Cachoeira

Escola Edvaldo Brandão Correia

Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro

Colégio Estadual Antônio Joaquim Correia Cachoeira (Povoado de Capoeiruçu)

Maragogipe: Colégio Polivalente de Maragogipe

Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck

Muritiba: Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga

São Félix: Colégio Estadual Rômulo Galvão

Cruz das Almas: Colégio Estadual Doutor Lauro Passos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br