Voos de Feira de Santana – Campinas e abertura de terminal de cargas no aeroporto estão mais próximos, diz deputado José Cerqueira Neto

O gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras; deputado estadual e líder do governo, José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT); presidente da Azul, Antonoaldo Neves; e o diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia (Agerba), Eduardo Pessôa.

O gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras; deputado estadual e líder do governo, José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT); presidente da Azul, Antonoaldo Neves; e o diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia (Agerba), Eduardo Pessôa.

Nesta sexta-feira (20/05/2016), o deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), participou de importantes reuniões em São Paulo, junto com o presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, o gerente de Relações Institucionais da empresa, Ronaldo Veras, o diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia (Agerba), Eduardo Pessôa, Neomilton Belchote Nogueira, coordenador do Setor de Terminais da Agerba e o corpo diretivo e técnico da companhia.

Ao todo, foram duas reuniões que trataram com minúcia o cumprimento das etapas requeridas tanto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) quanto pela Aeronáutica, para a liberação de voos diários noturnos e o trânsito de aviões de grande porte no Aeroporto de Feira de Santana.

Na ocasião, também foi pautada necessidade de abertura de um terminal de cargas no aeroporto, como perspectiva atraente para o desenvolvimento econômico da cidade e ampliação dos serviços do aeródromo.

Durante o encontro, que esmiuçou as propostas tanto sob o ponto de vista técnico quanto econômico, o parlamentar solicitou pronto início das tratativas necessárias para que os voos noturnos possam ser comercializados. O presidente da Azul, Antonoaldo Neves, antecipou ser prioridade da empresa, incluindo o pernoite no aeroporto feirense para viabilização do reabastecimento da aeronave pela manhã.

A expectativa é que nos próximos dias sejam implementadas as exigências técnicas de sinalização da Área de giro, que já havia passado por ampliação, e o cumprimento de resolução da ANAC, que trata da construção de aterramentos laterais à pista de pouso e decolagem. Quanto à iluminação, os procedimentos para a colocação das lâmpadas serão realizados a partir da próxima semana, bem como às questões relacionadas à engenharia, cujo o prazo para conclusão será até o final da semana que vem.

Para o deputado Zé Neto a reunião foi produtiva. “Foram duas reuniões que realizamos na Azul, nas quais nos propomos a tratar com diligência as últimas questões em aberto para que conquistemos os voos Campinas x Feira de Santana e a implementação do terminal de cargas. Tanto o Governo do Estado, através da Agerba e do governador Rui Costa, quanto a Azul estão comprometidos com nossas demandas. Está mais próximo”.

Segundo o parlamentar, o Aeroporto também contribuirá para o desenvolvimento econômico da cidade. “Eu sei das dificuldades pelas quais passam o Brasil e o próprio setor, mas sei também do largo potencial de Feira de Santana e da demanda da cidade para oferta de voos comerciais e de cargas, que impulsionarão a economia do município e da região”.

Na semana passada, outro passo já havia sido conquistado, após testes executados pela Aeronáutica e a consequente publicação do PAPI, instrumento importante da Força Aérea que assegura realização de pousos com mais segurança.

Outro encontro com os técnicos da Azul será formulado nos próximos trinta dias para acompanhamento da evolução das tratativas e ajustes de detalhes.

Também participaram da reunião Valmir Andrade, gerente do Aeroporto de Feira de Santana, e os integrantes da equipe técnica da Azul, Izabel Reis, Frederico Vilaronga Assis Pinho, Milton Feitosa, Rodrigo de Barros Freire, Karina Feitosa e Elizabete de Jesus Antunes.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br