Voluntárias Sociais da Bahia fecham parceria para a construção do centro de equoterapia de Jequié

Jequié vai ganhar centro de equoterapia.

Jequié vai ganhar centro de equoterapia.

Com o objetivo de ajudar a expandir a oferta da equoterapia para a população do interior da Bahia, facilitando o acesso de famílias de baixa renda que moram distantes da capital baiana ao serviço, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e a Associação Jequieense de Hipismo e Equoterapia (AJHE) estabeleceram na tarde da última quarta-feira (25/05/2016), durante a feira agropecuária que acontece no Parque de Exposições de Jequié, uma parceria para a construção da primeira etapa do Centro Interdisciplinar de Equoterapia da cidade. A construção do equipamento é uma iniciativa da presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto.

Nesta primeira etapa, as VSBA repassam cerca de R$ 300 mil para custear a execução da obra, recurso arrecadado no Bazar Social de produtos novos recuperados pela Receita Federal, realizado em agosto do ano passado. O Centro Interdisciplinar de Equoterapia deve começar a funcionar em 2017, no Parque de Exposição de Jequié, conforme acordo de comodato com o Sindicato Rural de Jequié, que transfere para a AJHE, por vinte anos, uma área de mais de mil metros quadrados.

A idade inicial para o tratamento das crianças é de dois anos, não havendo uma idade limite. A entidade vai atender também os pais e familiares dos pacientes uma vez por mês, realizando reuniões mensais com a presença de psicólogos para discutir temas diversos relacionados aos pacientes e sua família.

A equoterapia é um método terapêutico para pessoas com deficiência, que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas da educação, saúde e equitação, buscando melhorias significativas no aspecto físico, psicológico, emocional, cognitivo, biopsicossocial, entre outros, obtendo resultados de até 80% no convívio social.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br