Vivências na área de Direito é tema de palestra na FTC Feira de Santana

Juiz e professor Luciano Ribeiro Guimarães Filho palestra na FTC Feira de Santana.

Juiz e professor Luciano Ribeiro Guimarães Filho palestra na FTC Feira de Santana.

As vivências na área de Direito foram expostas pelo juiz e professor Luciano Ribeiro Guimarães Filho para os estudantes dos primeiros semestres do curso de Direito da FTC Feira de Santana. Foi uma verdadeira aula sobre a atuação dos magistrados, o mercado profissional, a importância das escolhas e a necessidade cada vez maior de investir na capacitação, que segundo ele é o maior e melhor filtro para garantir espaço.

“Durante o curso é normal o desencanto e a desilusão, por isso o mais importante é a escolha, porque sempre vamos trabalhar para outra pessoa”, ensinou Luciano Ribeiro, formado em 1999 e juiz desde 2005. Ele falou sobre o projeto “O juiz vai à sala de aula” e disse que a ideia é difundir a verdadeira imagem do Poder Judiciário, que muitas vezes é distorcida por conta de uma visão equivocada por parte da sociedade.

Ele defendeu que os alunos escolham a área de atuação com amor e, sobretudo, seriedade. “Tem que ter propósito, saber para onde vai”, disse, alertando para as dificuldades. “O Direito não é fácil e na Bahia, apesar das melhorias, é mais difícil do que em qualquer outro estado”, afirmou o juiz, chamando a atenção para a importância da leitura e, principalmente, a escrita, independente de como o profissional vai atuar: advogado, juiz ou promotor.

O maior problema da atualidade para o profissional do Direito, segundo Luciano Ribeiro, é a concorrência. Por isso, a orientação é “estudar, estudar e estudar”. Ele citou que quando se formou existiam três faculdades de Direito na Bahia. Em 2011 já eram 36 somente em Salvador e hoje existem quatro só em Feira de Santana. Ele defendeu o exame da OAB e foi taxativo: “Se acabar o exame da Ordem, acaba a advocacia”.

A palestra do juiz Luciano Ribeiro movimentou as aulas dos alunos do primeiro e do segundo semestres durante duas noites. Participaram do evento os professores Cristiano Lôbo, diretor da rede FTC, e Celi Mendes Rios, assessora acadêmica da Instituição em Feira de Santana, além da coordenadora do curso, Geruza Gomes, e da titular das disciplinas Ciência Política e Hermenêutica Yanna Fernandes Amorim.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br