Val Macambira e a Orquestra Sinfônica Santo Antônio participam de projeto que celebra cultura do sertão

Cartaz anuncia show de Val Macambira e a Orquestra Sinfônica Santo Antônio,

Cartaz anuncia show de Val Macambira e a Orquestra Sinfônica Santo Antônio,

O músico, cantor e compositor Val Macambira e a Orquestra Sinfônica Santo Antônio realizarão apresentação do Projeto Sertão, no dia 31 de maio de 2016, às 19h, Teatro de Irdeb, na TVE. O espetáculo tem o intuito de preservar as culturas do sertão e estreitar laços entre a cultura popular e o erudito. A apresentação constrói o curioso contraste ao transpor o sertão e seu universo tão peculiar, rural, árido e silencioso para um espaço urbano das cidades e avenidas movimentadas das grandes metrópoles europeias.

O Projeto estreará na França passando pela Suíça e Itália. Val Macambira comenta que a cultura é importante para a formação do indivíduo e sua convivência em sociedade. “Vou cantar músicas conhecidas, mas as pessoas não sabem que essas músicas são de artistas e compositores baianos. Nesse contexto, estou apresentando os artista desconhecidos, mas, conhecidos no inconsciente do povo. A exemplo de Elomar, Gurdurinha e Xangai Jatobá”.

Val Macambira explica que o Projeto tem objetivo de mostrar que a arte brasileira não tem fronteiras e que o seu limite é apenas o valor cultural. Com cinco CDs lançados e mais de 400 músicas gravadas Val Macambira é responsável pela direção musical do Sertão. O espetáculo conta com os arranjos do maestro Zito Moura e dos maestros arranjadores Marcelo Fonseca e Josevaldo, que lidera e acompanha a Orquestra Santo Antônio, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. A direção artística é feita pelo produtor Nestor Madrid.

O Sertão Sinfônico é uma reunião dos cavalheiros cordelistas chamados de “Compositores Puristas”. Integrando o projeto maior, a versão Sertão do Projeto, que acontece no dia 31 de maio, conta com o cantador e Trovador Val Macambira, o Violino Rabeca do Marcelo Fonseca e o Piano Pífano de Zito Moura. Conta ainda com a Orquestra Sinfônica Santo Antônio premiada com a Comenda de Honra ao Mérito Cultural no estado da Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br