Usuários do Cartão SUS devem fazer recadastramento, informa Prefeitura de Feira de Santana

Usuários do Cartão SUS de Feira de Santana devem fazer recadastramento. A medida atende a Portaria do Ministério da Saúde.

Usuários do Cartão SUS de Feira de Santana devem fazer recadastramento. A medida atende a Portaria do Ministério da Saúde.

Os usuários do Cartão do SUS estão sendo recadastrados em todo o Brasil. A medida atende a Portaria Nº 940 de (28/04/2011) do Ministério da Saúde. Em Feira de Santana o atendimento está sendo feito na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na avenida João Durval Carneiro, s/n, Estação Nova.

O que muda agora é a inserção do CPF como documento fundamental. O novo sistema CADSUS WEB é integrado à base de dados da Receita Federal. Segundo a Coordenadora do CAD SUS em Feira de Santana, Sônia Vasconcelos, essa mudança proporciona mais segurança na identificação do cidadão.

O CPF é um documento que identifica o usuário. Não há como existir duas pessoas com o mesmo número. Com esse documento o sistema filtra o cidadão. Sônia explica que “antes era muito fácil gerar um número de um cartão, só era necessário, nome, endereço, e RG. Isso gerava duplicidade de cadastro, e os homônimos não eram identificados de forma correta”.

A coordenadora salienta que os usuários mais antigos também terão que atualizar o cartão. A mudança permite aos gestores e profissionais da saúde acessar o histórico de atendimentos, retirada de medicamentos, e realização de exames desde o mais simples até os de alta complexidade.

Para a confecção do cartão, é necessário RG, CPF, e Comprovante de Residência. O cartão é confeccionado na Secretaria Municipal de Saúde, com distribuição de senhas a partir das 7h30, pela manhã, e a tarde a partir das 13h.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br