TRE Bahia: Juiz Ouvidor Cláudio Césare apresenta síntese das ações e deixa cargo

Magistrado Cláudio Césare Pereira.

Magistrado Cláudio Césare Pereira.

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) se despediram, na tarde dessa segunda-feira (23/05/2016), do Juiz Ouvidor do Órgão Cláudio Césare Pereira. Pertencente a Classe dos Juízes de Direito, o magistrado encerrará biênio no Regional baiano no próximo dia 26 de maio. Para a vaga, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) indicou a juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer.

Às vésperas de deixar a Corte do TRE Bahia, o Juiz Ouvidor Césare Pereira falou em tom de agradecimento: “posso dizer que saio dessa Casa bastante engrandecido, tanto profissionalmente quanto pelas relações pessoais que construí. Com certeza, serão dois anos que – com muito prazer – ficarão registrados em minha história”, disse.

Césare lembrou ainda sobre o perfil “diferenciado” dos servidores do TRE-BA e do empenho dos colegas juízes. “Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas da mais alta qualificação, tanto profissional quanto ética. Já sabia que o quadro de servidores daqui era diferenciado, mas tive a honra de constatar isso. Posso falar também dos juízes que integram essa Casa, que sempre buscaram trabalhar pelo engrandecimento e enobrecimento da Justiça Eleitoral na Bahia”, completou.

Ouvidoria

A Ouvidoria do Regional baiano é o “elo mais próximo entre o eleitor e o Tribunal”, conforme define o Juiz Ouvidor Cláudio Césare Pereira. Dentre os momentos mais marcantes de sua passagem à frente do setor, ganha destaque o período de fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2016 (entre os últimos dias 15 de abril e 4 de maio), quando a Ouvidoria atendeu a um total de 341 solicitações. Foram 281 demandas via sistema e 60 atendimentos por telefone.

Informações referentes às orientações simples sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral foram as mais requisitadas pelos usuários. Para estes casos, a ouvidoria contabilizou uma quantidade de 207 atendimentos. Em relação às reclamações, a unidade recebeu um número de 74 manifestações. Na última quarta-feira (18/5), a Ouvidoria Regional completou 6 anos de existência.

Perfil

Cláudio Césare Braga Pereira se formou na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em 31 de agosto de 1985. Ingressou como juiz do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em 5 de dezembro de 1990. Exerceu diversas atividades jurisdicionais, sendo juiz titular de diversas comarcas pelo interior do Estado. Foi também juiz eleitoral nas cidades Dias D’Ávila, Central, Xique-Xique, Remanso, Curaçá, além da capital baiana. Entre 2012 e 2014 foi ainda juiz assessor da Presidência do TJ-BA.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br