Tocha Olímpica emociona baianos e turistas no Morro de São Paulo

Tocha Olímpica emociona baianos e turistas no Morro de São Paulo.

Tocha Olímpica emociona baianos e turistas no Morro de São Paulo.

A passagem da tocha olímpica pelo Arquipélago de Tinharé, município de Cairu, na tarde deste domingo (22/05/2016) foi marcada por momento de emoções, alegria e beleza. A chama olímpica desceu de tiroleza, de Morro de São Paulo, a 340 metros de altura, com queda livre no mar.

A delegação olímpica foi recepcionada em frente a Igreja Nossa Senhora da Luz, pela população em clima de festa.  A tocha chegou nas mãos da educadora física Pablícia Gomes, que passou para o aluno Thiago Cher, do Colégio Estadual Cândido Meireles, indicado para fazer a passagem no Marco Zero, na Rua da Fonte Grande.

Um dos pontos altos do revezamento da Tocha foi na Tiroleza, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Morro de São Paulo. Em uma descida radical, o pugilista Roger Guerreiro foi ovacionado por milhares de pessoas que o esperaram na Primeira Praia.

Em seguida a chama olímpica passou pela Segunda Praia e seguiu até a Vila. Neste trajeto fui saudada por estudantes, capoeiristas, sambistas, e pela Escola de Samba Morro de São Paulo. O final da apresentação aconteceu na Praça Aureliano Lima, onde foi entoado o hino nacional em tropete vocal, por Alemão, guia de turismo local.

Após a solenidade, o prefeito de Cairu, Fernando Brito e a secretária municipal de Turismo Maria das Graças, inauguraram a escultura “Bons Ventos Olímpicos”, marco da passagem da chama olímpica pela ilha.

Revezamento

A tocha saiu de Olímpia, na Grécia, no mês de Abril. No roteiro, passará por mais de 300 cidades brasileiras, entre elas 27 baianas.  Nesta segunda-feira a delegação olímpica segue para a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, e na terça-feira cumpre intensa programação em Salvador. O tour da tocha olímpica pelo Brasil termina no dia 5 de agosto, data prevista para início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br