Salvador: Morgana Gazel lança obra ‘Chuvas de Verão’

Chuvas de Verão.

Chuvas de Verão.

No 20 de maio de 2016 (sexta-feira), a partir das 19h, será realizado na livraria Saraiva do Shopping da Bahia, o lançamento de Chuvas de Verão, o mais novo livro da escritora e poetisa Morgana Gazel. Chuvas de Verão é um livro de contos, crônicas, artigos e pensamentos. Estes últimos construídos através da observação de experiências da vida, por isso também denominado “percepções inusitadas sobre a vida”. Os artigos foram todos publicados no jornal A Tarde. Assim como nas publicações anteriores, a escritora reafirma seu objetivo de escrever como forma de contribuir para a autotransformação dos leitores.

Morgana Gazel é psicóloga e escritora, autora de poemas, contos, crônicas, artigos e romances. Como romancista, seu primeiro projeto é uma trilogia de histórias independentes, iniciada com o livro Enseada do Segredo. O segundo, publicado em 2013, é Liberdade Negada. O terceiro é A Carta da Mãe, que deve ser publicado em 2016/2017. Para ela “escrever é uma forma de nos libertarmos do falso silêncio, pois nossa mente não para de tagarelar”. Tem também publicado o livro de poesia Criação. Para Gazel, seu mais novo livro de contos, crônicas, artigos e pensamentos são como Chuvas de Verão, chegam sem aviso.

Em sua trajetória literária, ministrou palestras sobre “O Poder de Transformação da Literatura”, em diversos espaços de Salvador e em Jequié. Com seu poema Mundo, recebeu o Prêmio Literário – Literarte 2012, em Petrópolis; e Honra ao Mérito, pelo CEPA, com o poema Aletologia.  Participou de feiras literárias, mesas redondas e projetos como o Fala Escritor, sempre levantando a bandeira da importância de uma boa leitura.

Possui uma história de vida muito interessante. Na infância e adolescência, residiu no bairro de Alagados. Como primeira formação profissional, fez o curso técnico de química industrial, na antiga Escola Técnica Federal da Bahia, atual IFBa. Anos depois, graduou-se em matemática, pela UFBA. No entanto, em vez de lecionar, fez treinamentos em informática e, por treze anos, exerceu a profissão de analista de sistemas. Nesta época, interessava-lhe uma sobrevivência menos dura do que a de sua infância e adolescência. Mas isto não lhe bastava, tanto que, nas horas vagas, fazia poesias. Buscando, então, uma atividade que atendesse a suas demandas íntimas, tornou-se psicóloga, também pela Universidade Federal da Bahia. Vários anos depois de prática nesta profissão, instigada pelo desejo de contribuir para a ampliação da consciência de um grande número de indivíduos e considerando que, para isso, a ficção seria a linguagem mais apropriada, resolveu contar histórias imaginárias.

Agenda

Quando: Dia 20 de maio de 2016(sexta-feira), às 19h.

Onde: Livraria Saraiva – Shopping da Bahia (Espaço Glauber Rocha), Salvador / BA.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br