Revezamento da Tocha marca novos letreiros e tem esquema especial da Prefeitura de Salvador

Letreiro da cidade do Salvador é ilustrado Salvador com tema dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Letreiro da cidade do Salvador é ilustrado Salvador com tema dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Órgãos municipais se mobilizam nos preparativos finais para receber grande evento mundial. Letreiros de promoção turística de Salvador instalados na Praça Municipal e em frente ao Farol da Barra estão com nova roupagem. Ambos receberam plotagens em homenagem ao Revezamento da Tocha Olímpica, lembrando que a cidade também será sede das Olimpíadas 2016, permanecendo dessa forma até o final do mês. Essa é mais uma das ações da ampla programação do Revezamento da Tocha, que contará com diversas apresentações culturais durante sua passagem pela cidade, na próxima terça-feira (24/05/2016).

Secretarias que integram o Comitê Municipal dos Jogos Rio 2016 se reuniram nesta quarta-feira (18) para que apresentassem suas atividades operacionais durante o Revezamento da Tocha. O encontro, capitaneado pelo Escritório Salvador Cidade Global (ESCG), teve como objetivo promover o engajamento de todos os procedimentos, adequando as orientações do Comitê Rio 2016 às características da cidade.

“O encontro afirmou a coesão da equipe municipal, que precisa atuar de maneira complementar. A mobilidade, por exemplo, é importante ser conhecida por todos, pois é quem norteia as demais áreas envolvidas. Para cada megaevento, a cidade tem se aprimorado tecnicamente. E isso nos dá tranquilidade para receber a população nas ruas”, observou o secretário Jorge Khoury, titular do Comitê Municipal dos Jogos Rio 2016 e gestor do ESCG.

Trânsito

Para viabilizar a passagem da tocha, a Transalvador já preparou um esquema especial. “O trânsito será interditado progressivamente para alterar o mínimo possível o cotidiano da cidade, e todo o itinerário da tocha terá sinalização com placas específicas”, explicou Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador. O Plano Operacional de Mobilidade para o evento será apresentado integralmente à população no próximo sábado (21), em coletiva à imprensa que será realizado às 10h no Teatro Gregório de Mattos.

No que se refere à infraestrutura, a ênfase está nas ações de caráter preventivo e corretivo dos principais corredores de tráfego e no percurso do revezamento. Dentre as principais atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) estão a manutenção e conservação dos dispositivos de microdrenagem e macrodrenagem, operações tapa-buracos, poda de árvores e desobstrução dos sistemas de microdrenagem.

Saúde e Vigilância Sanitária

Serão disponibilizadas para o evento duas ambulâncias avançadas e duas motolâncias. Na Praça de Celebração, na Barra, haverá uma estrutura fixa de atendimento formada por um posto médico avançado em ônibus, com uma equipe formada por médico, enfermeira e três técnicos de enfermagem. Essa unidade ficará instalada a Rua Dias D’ Ávila, próximo ao Farol, no horário das 19h à 1h.

A Vigilância Sanitária voltará sua atenção para doenças de transmissão hídrica e alimentar, doenças de transmissão vetorial, animais sinantrópicos e peçonhentos, causas externas, agravos relacionados ao trabalho e violência, doenças emergentes, reemergentes, eventos inusitados, surtos e epidemias, doenças advindas de eventos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e intervenções relacionadas a produtos e serviços de interesse à saúde.

Segurança

A Guarda Municipal começará a atuar na véspera do evento, na segunda-feira (23), na companhia do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia, quando será realizada a segurança da área restrita à equipe – condutores e técnicos -, que descerão o Elevador Lacerda de rapel na manhã do dia seguinte. Ao longo da rota, e pontos e situações estratégicas, a Guarda Municipal estará presente desde o Pelourinho até o encerramento, no Farol da Barra com o acendimento da pira, também prestando apoio aos demais órgãos municipais envolvidos na realização do evento.

Proteção às marcas

Para garantir a exclusividade dos direitos dos patrocinadores oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 – Coca-Cola, Bradesco e Nissan -, o Grupo de Trabalho de Proteção às Marcas desenhou um plano operacional que atuará desde o credenciamento de ambulantes – que serão padronizados com kits fornecidos pela Coca Cola – até a ação de fiscalização. Na véspera do evento, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) fará uma varredura no trajeto da Tocha, e no dia disponibilizará equipes à frente do comboio.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br