Proposta do senador Otto Alencar quer transformar, oficialmente, Euclides da Cunha em “herói da pátria”

Senador Otto Alencar pleiteia título de herói da pátria para Euclides da Cunha.

Senador Otto Alencar pleiteia título de herói da pátria para Euclides da Cunha.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou na terça-feira (10/05/2016) a proposta (PLC 205/2015) do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que inscreve o nome do escritor Euclides da Cunha no Livro dos Heróis da Pátria. O relator na comissão foi o senador Otto Alencar (PSD-BA).

Como lembrou o senador, Euclides da Cunha foi escritor, professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro militar, tendo se tornado famoso internacionalmente por sua obra-prima Os Sertões, que enfoca a Guerra de Canudos (1896/97).

— Nessa obra ele analisa as características geológicas, botânicas, zoológicas e hidrográficas da região — o nordeste da Bahia — além dos costumes e a religiosidade dos sertanejos. Faz ainda uma análise brilhante da psicologia desse povo, narrando as quatro expedições enviadas ao arraial liderado por Antônio Conselheiro — lembrou.

Otto citou também a justificativa do deputado Carlos Bezerra, para quem Os Sertões é “uma das obras mais sofisticadas de compreensão de nosso país”.

— Até então o sertanejo era visto com certo desprezo pela intelectualidade — frisou Alencar.

 

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br