Nutricionista lista cinco dicas para consumir legumes no dia a dia

Para desenvolvimento de uma boa dieta alimentar, é necessário o consumo diário de legumes.

Para desenvolvimento de uma boa dieta alimentar, é necessário o consumo diário de legumes.

Alimentos essenciais em um cardápio equilibrado, muitas vezes são consumidos abaixo da recomendação diária.

Incluir legumes no dia a dia é muito importante. No entanto, pode ser um desafio para algumas pessoas. Estes alimentos têm valor calórico geralmente baixo e são ricos em fibras, vitaminas e minerais e, portanto, devem fazer parte de uma alimentação equilibrada.

Para ajudar nesta tarefa de incluir legumes na dieta, a nutricionista Lara Natacci lista 5 dicas. Confira!

1 – Opte por uma alimentação colorida

As cores dos legumes, muitas vezes, podem indicar alguns de seus benefícios. Os alimentos roxos, como repolho roxo e berinjela, fornecem antocianina, antioxidante que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Já o espinafre e outros vegetais verde-escuros possuem boas quantidades de vitamina K, que auxiliam na coagulação sanguínea. Os alimentos com tons avermelhados, como o pimentão e o tomate, possuem licopeno, que são antioxidantes e também auxiliam na redução do risco de tumores de próstata. Portanto, capriche na variedade das cores que você coloca em seu prato!

2 – Faça legumes assados

Assar os legumes, além de ser um modo de preparo mais “leve”, ajuda a deixá-los ainda mais saborosos. Uma boa dica é colocar os legumes em um saco para assar, assim eles não ressecam. A embalagem preserva o líquido e os aromas do alimento. Você ainda pode incluir ervas e temperos em pó no saco, para deixar o preparo ainda mais suculento e variar os sabores.

3 – Misture os legumes com carnes

Cozinhar os legumes com carnes pode ser uma boa opção para deixar tudo mais saboroso. Para quem tem dificuldade em variar o preparo dos legumes, servi-los com carne ou com caldo de carne é uma alternativa.

4 – Prepare sopas

Sopas são ótimas opções para incentivar o consumo de legumes, especialmente durante o outono e o inverno. Cozinhe os legumes na panela de pressão com um pouco de água e tempero. Para deixar a preparação balanceada, inclua macarrão ou arroz, além de carne ou frango. Varie também as texturas, podendo deixar os legumes ralados, em pedaços ou batidos.

5 – Dê novos sabores aos legumes

Muitas pessoas não incluem os legumes no cardápio, porque não gostam do sabor. Uma boa maneira de deixar esses alimentos mais gostosos é acrescentando temperos e ervas, como alecrim, tomilho e salsinha. Você também pode grelhar os legumes e acrescentar algum molho por cima.

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