Na região de Itapé, governo inicia obras da barragem do rio Colônia

Obras da barragem do rio Colônia.

Obras da barragem do rio Colônia.

Mais de 350 mil moradores da região de Itapé, no sul da Bahia, vão passar a contar com abastecimento regular de água tratada com a construção da Barragem do Rio Colônia, que começou em março, contando inclusive com explosões de relevos rochosos. O lago formado com o represamento do rio vai atingir um trecho da atual BA-120, que será deslocada do seu curso em 37 quilômetros, entre o município e Itajú do Colônia para que não haja prejuízo na mobilidade da região.

O trecho a ser construído será executado paralelamente com as obras da barragem, com previsão de investimentos em torno de R$ 20 milhões. “Para a barragem acumular água e cumprir suas funções de regularidade do abastecimento, será necessária a construção de um novo trecho da rodovia BA 120, pois a rodovia existente será afetada com o enchimento do lago da Barragem”, ressalta o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto.

A construção da barragem representa investimento de R$ 36 milhões, recursos provenientes do PAC 2 e do Governo do Estado. Em março deste ano tiveram início ações para montagem do canteiro de obras, composto em duas etapas: Canteiro Administrativo, onde funciona toda a estrutura de fiscalização, gerenciamento da obra e controle tecnológico, e o Canteiro Industrial, onde foi montada toda estrutura de produção do concreto convencional, concreto compactado a rolo, central de britagem e pátio de estoque dos insumos utilizados na produção.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br