MECFlix: conheça o “Netflix educacional” do governo brasileiro

Governo federal lança o MecFlix, espécie de Netflix educacional.

Governo federal lança o MecFlix, espécie de Netflix educacional.

Em 2015, o Ministério da Educação pegou todo mundo de surpresa ao anunciar seu próprio serviço de streaming de vídeos. Porém, por mais que seu nome seja propositalmente parecido, o MECFlix não tem nada a ver com a nossa amada Netflix – em vez de ter obras como “Pulp Fiction” e “Breaking Bad” em seu catálogo, a plataforma é alimentada exclusivamente com vídeos originais de cunho educacional.

Para dizer a verdade, o MECFlix foi criado para auxiliar estudantes que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo parte inclusive de um projeto ainda maior que visa oferecer material didático gratuito e interativo na web para que o cidadão possa se preparar para tal prova anual. Em seu lançamento, o serviço conta com pelo menos 1,9 mil vídeos sobre ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.

Porém, a tendência é que essa biblioteca virtual aumente ainda mais com o passar do tempo, visto que o Ministério da Educação está fechando parcerias com vários produtores de conteúdo para que eles enriqueçam a plataforma com vídeos atualizados. Atualmente, o MECFlix é alimentado com obras feitas de sites como Geekie Games, Descomplica e QG do ENEM, cujas submissões são avaliadas por universidades federais.

*Com informações do Tecmundo.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br