Logomarca do governo Temer vira piada na internet

Cidadãos transformam logomarca do governo Temer em charges modernas, denominadas de memes.

Cidadãos transformam logomarca do governo Temer em charges modernas, denominadas de memes.

Logomarca do Governo Federal – Governo Michel Temer.

Logomarca do Governo Federal – Governo Michel Temer.

Depois da aprovação na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (11/05/2016) foi no Senado que ocorreu a aprovação do afastamento da presidenta Dilma Rousseff por um período de até 180 dias — tempo em que ela deve ser julgada sobre o impeachment. Assim como aconteceu nas eleições diretas de 2014, a decisão do Senado Federal realizada nesta semana também dividiu o país entre “coxinhas” e “mortadelas”. E é claro que isso gerou muitos memes.

Conceito de Meme

O conceito de meme utilizado na internet é definido como a transformação de uma imagem, em uma segunda imagem, acrescida de elementos referências críticos. O meme, na internet, é ma espécie de charge virtual. Alguns memes também são oriundos de pronunciamentos de atores sociais.

O conceito inicial de Meme foi criado em 1976 por Richard Dawkins no livro ‘O Gene Egoísta (The Selfish Gene – 1976), sendo para a memória o análogo do gene na genética, a unidade mínima. É considerado uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros). O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

No que diz respeito à funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida como unidade autônoma.

Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da “linguagem como vírus”, afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.

Ralph Waldo Emerson explicita que “a chave para entendimento do ser humano é o pensamento. Resistente e desafiante aos olhares, tem oculto um estandarte que obedece, que é a ideia ante a qual todos seus fatos são interpretados. O ser humano pode somente ser reformado mostrando-lhe uma ideia nova que supere a antiga e traga comandos próprios.”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br