Jussari: secretário estadual Josias Gomes participa do aniversário de emancipação política e recebe título de cidadão jussariense

Josias Gomes participa do aniversário de emancipação política e recebe título de cidadão jussariense junto com o vereador Antônio Bastos Muniz.

Josias Gomes participa do aniversário de emancipação política e recebe título de cidadão jussariense junto com o vereador Antônio Bastos Muniz.

O secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Josias Gomes, participou nesta segunda-feira (09/05/2016) em Jussari da festa comemorativa dos 31 anos de emancipação política do município.

A visita também teve o objetivo de receber, na Câmara de Vereadores, o Título de Cidadão Jussariense, iniciativa do vereador Antônio Bastos Muniz (PT), e que teve aprovação unânime dos nove edis que compõem aquela casa legislativa.

O titular da Serin foi recepcionado pelo prefeito Walnio Ribeiro Muniz (PT), por vereadores e lideranças políticas de Jussari. Entre as atividades festivas, aconteceu, às 9h30, a missa solene na Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias, com a participação de cerca de 150 pessoas.

Às 11 horas teve início a sessão especial da Câmara Municipal, que reuniu cerca de 200 pessoas. Ali, Josias Gomes foi homenageado com a concessão do título de Cidadão Jussariense em reconhecimento pela sua atuação como deputado federal e como titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, sempre atuando para atender as reivindicações do município de Jussari.

“A vinda de Josias Gomes a Jussari para receber esta justa homenagem é uma prova da parceria que sempre tivemos com o deputado federal licenciado, agora secretário de Estado. Ele é uma pessoa presente na vida do município e sempre recebido com carinho por nós e pelos moradores de Jussari”, afirma o prefeito Walnio Ribeiro Muniz.

O vereador Antônio Bastos também destacou os esforços de Josias Gomes em procurar atender os anseios da população de Jussari por obras e serviços que contribuam para melhorar o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Por tudo que já fez e faz por Jussari essa homenagem é justa e merecida. Acredito que esse trabalho que está rendendo bons frutos irá continuar por muitos anos”, diz o vereador que propôs a concessão do título a Josias Gomes.

O prefeito de Jussari também informa que na quinta-feira (5) o município assinou com o Estado – via Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) – convênio de reforma fundiária para a cidade, o distrito de Areia Branca, e várias localidades da zona rural.

“Na sexta-feira (6) recebemos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) do Estado 30 barracas para atender os comerciantes instalados no Mercado Municipal Almir Alves Severo e inauguramos o refeitório da Escola Municipal Antônio Ferreira Nobre.

Jussari faz parte do Território de Identidade Litoral Sul, composto ainda pelos municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una, e  Uruçuca.

História – No ano de 1917, às margens do Ribeirão Juçara, chegou o Sr. Marcelino Raimundo Nonato com sua senhora Antonia Maria de Jesus, e mais 23 pessoas da família, com o objetivo de desbravar matas da propriedade do Sr. Manoel Pedro Correia.

No entanto, Marcelino Raimundo Nonato e sua família se estabeleceram numa terra inóspita e inexplorada, iniciando um grande empreendimento: o plantio de feijão, mandioca, milho, entre outros gêneros alimentícios.

Esse nome foi dado devido à região possuir bastante palmeira de juçara (nome de origem indígena, rio das palmeiras jussaras), que tinha grande utilidade para a população na confecção de portas, coberturas de casas, e fabricação de remédios.

Jussari foi desmembrado de Itabuna pela lei n.4.448, de 09 de maio de 1985 com sede na vila de igual nome, então elevada à categoria de cidade. As festas (juninas e da emancipação, além da padroeira) são tradições da localidade que continua atraindo centenas de pessoas.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br