Instituto Vladimir Herzog abre inscrições para o 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Cartaz do '8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão'.

Cartaz do ‘8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão’.

Até 12 de junho de 2016, estudantes dos cursos de jornalismo de todo o País podem inscrever propostas de pauta no 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico de futuros profissionais. Nesta edição, serão contempladas as dez melhores propostas de pauta.  Além do apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro que atuarão como mentores dos grupos na produção das matérias, os autores indicados terão oportunidade de publicar as reportagens em um e-book a ser editado pelo Instituto.

Neste ano, as propostas deverão abordar: “A epidemia do vírus zika no Brasil e as consequências diretas e indiretas no cotidiano da população, especialmente das mulheres”.A intenção é estimular a produção de pautas e reportagens sobre a importância de ações de planejamento familiar e proteção à maternidade e à infância, além de colaborar com a discussão sobre a autonomia reprodutiva das mulheres e a necessidade de políticas sociais para crianças com síndromes neurológicas associadas ao vírus zika.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.jovemjornalista.org.br e o processo permite cadastro individual ou em equipes de até três estudantes por pauta. Os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes e uma indicação para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou multimídia.

Esta oitava edição do prêmio conta com a parceria da ONG Anis – Instituto de Bioética e apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Oboré.

Seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira fase, será verificada a compatibilidade dos trabalhos aos pressupostos estabelecidos no Regulamento.  Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá dez propostas de pauta a serem desenvolvidas com recursos do Prêmio.

Desenvolvimento da pauta

Os estudantes ou equipes selecionados deverão produzir a matéria proposta na pauta entre os meses de julho e outubro de 2016, sob a orientação de um professor-orientador, assim como a de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. As matérias finalizadas deverão ser entregues até 08 de outubro.

Calendário   

Inscrições: até 12 de junho

Produção da matéria: julho a outubro

Entrega da matéria: até 8 de outubro

Anúncio dos vencedores: 25 de junho de 2016

Cerimônia de premiação: 25 de outubro de 2016, em São Paulo – SP

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br