Feira de Santana: Museu Parque do Saber trará pesquisadores renomados na área da física

Fachada do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, em Feira de Santana.

Fachada do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, em Feira de Santana.

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo vai unir ciência e tecnologia no próximo dia 2 de junho de 2016 promovendo a vinda à Feira de Santana de dois pesquisadores de renome da área de física: Olga de Castro Vilela, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Janei Figueira Zebende, da Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento será intitulado: Difusão de Pesquisas no Campo da Ciência.

Embora tenha como objetivo principal a difusão da astronomia, através do seu Planetário, que recebe milhares de visitantes anualmente, o Museu Dival Pitombo, conforme explica o diretor Basílio Fernandez, vem dando visibilidade a outros campos da pesquisa científica.

“A astronomia está ligada à física e outras ciências. Aliás é uma espécie de berçário das ciências. Nada mais justo do que oportunizar o conhecimento em outros campos científicos e isso nós vamos fazer com pesquisadores que estão inteirados com o que há de mais atual no mundo”, ressalta Fernandez.

Olga de Castro Vilela, por exemplo, possui mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares também pela UFPE. Janei Figueira é um especialista na área de física aplicada.

Entre outros temas, o encontro vai tratar de experiências na área de Energia Fotovoltaica (Solar) com ênfase em Geração da Energia Elétrica. Além de instituições educacionais convidadas, o evento estará aberto a todos os interessados na pesquisas científica.

Energia 

Fotovoltaica é a energia elétrica gerada a partir de luz solar. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada, sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados em diversas áreas.

Mais informações sobre o evento “Difusão de Pesquisas no Campo da Ciência” no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, podem ser obtidas no telefone 75 3624 5058.E-mail: museuparquedosaber@pmfs.ba.gov.br

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br