“Eu amo a Bahia”, afirma Bete Wagner ao receber título de ‘Cidadã Baiana’

Bete Wagner comemora título de 'Cidadã Baiana'.

Bete Wagner comemora título de ‘Cidadã Baiana’.

A militante política, cultural e ambiental Beth Wagner recebeu o Título de Cidadã Baiana durante cerimônia na manhã desta sexta-feira (20/05/2016), na Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT), a solenidade para condecoração de Bete foi prestigiada pelo ministro da Cultura no governo Dilma Rousseff, Juca Ferreira, pelo deputado federal Jorge Solla, o Ouvidor Geral do Estado Yulo Oiticica, por personalidades e ativistas da cultura, do meio ambiente, de movimentos sindicais e sociais. “É uma honra receber o título de cidadã baiana.

Na verdade, no momento similar ao que sair do Rio de Janeiro, percorrendo Belo Horizonte, depois São Paulo, pra chegar à Bahia, no momento de quebra da democracia. Me fixei na Bahia, a Bahia virou o meu lugar. Muitas lutas, muitos movimentos sociais, muita cultura impregnada na Bahia,  nas artes todas, teatro, dança, música, adquirir e fui batizada pela baianidade, então é uma trajetória muito longa, são 42 anos de Bahia. Me sinto já baiana há muito tempo, adquirir esta baianidade e a transmito aos meus filhos. Hoje estou com muito orgulho de dizer que sou Bete baiana, enfim, pela lei, porque pela experiência, pela trajetória, eu já sou baiana”, afirmou Bete Wagner, que criticou o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a extinção do Ministério da Cultura pelo governo interino de Michel Temer.

Galo destacou a trajetória de Bete Wagner na Bahia, suas contribuições como vice-prefeita e secretária municipal de educação na gestão Lídice da Mata (1993-1996), sua atuação política como vereadora de Salvador em 1989, na disputa ao governo do estado na chapa com Lídice e Salete, formando o trio conhecido como “Três Marias”, à frente da gestão do INEMA, em 2007, além da atuação em defesa da cultura, da arte e do meio ambiente no Estado. “Por tudo que representa para nosso estado e nosso povo, Bete Wagner merece essa homenagem, pois já é, de fato, baiana”, pontuou o parlamentar.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br