Estudantes de Salvador e RMS são formados técnicos de nível médio na Arena Fonte Nova

Estudantes são formados técnicos de nível médio na Arena Fonte Nova.

Estudantes são formados técnicos de nível médio na Arena Fonte Nova.

A Arena Fonte Nova, templo do futebol da Bahia, é o cenário de grandes emoções vivenciadas pelos 1.280 novos técnicos de nível médio que estão sendo diplomados pelo Governo do Estado, na noite desta quarta-feira (04/05/2016). São técnicos de nível médio em Enfermagem, Meio Ambiente, Nutrição Dietética, Eletromecânica, Administração e de mais 30 cursos ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, em Salvador e Região Metropolitana. Em toda a Bahia, estão sendo formados 10.459 técnicos, nos 27 Territórios de Identidade. Na Fonte Nova, a cerimônia de diplomação foi aberta com o Hino da Bahia, interpretado pelo cantor Tatau.

Parte do programa Educar para Transformar, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a segunda maior do país na oferta de cursos técnicos de nível médio entre as redes estaduais. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, fala sobre os avanços da Educação Profissional na Bahia. “Em 2007, a rede estadual tinha apenas 4 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, agora são mais de 82 mil. E só agora em 2016, o Governo do Estado está formando mais de 10 mil estudantes em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, oportunizando que estes jovens e trabalhadores tenham mais chances de ingressar no mundo do trabalho e permanecerem em seus locais de origem”, comenta.

Vestidos de beca, com o capelo e ladeados pelos familiares, os jovens e trabalhadores expõem largos sorrisos pela formação profissional e as oportunidades de uma inserção cidadã no mundo do trabalho. A juramentista dos 1.280 formandos e agora técnica de nível médio em Enfermagem, Jamile Almeida, 21 anos, está realizada. “Fui escolhida pelos próprios colegas para fazer o juramento, isso para mim é uma honra. O juramento é o momento que nos consagra técnicos, garantindo atuar com responsabilidade e ética”, disse Jamile, que estudou no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador.

Para a oradora da formatura, Jéssica Amarante, 24, a mensagem que transmitiu aos colegas destaca a importância da educação e de valorização da escola pública. “É gratificante falar em nome de todos e representar a escola pública, é um momento único. Quero passar a mensagem da importância dos cursos técnicos para a formação pessoal e profissional dos jovens e adultos”, disse a mais nova técnica em Administração, que concluiu no Centro de Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador.

Para o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, mais do que uma simples comemoração, a formatura concretiza a passagem dos jovens e adultos formados para um novo período da vida. “Toda formatura é o fim de um ciclo, fruto de um esforço coletivo. São mais de 10 mil formandos com mão de obra qualificada e compreensão técnica e social que contribui para o desenvolvimento da Bahia”, acrescenta.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br