Decisão do desembargador Baltazar Miranda Saraiva mantém afastado prefeito de Itapebi

Prefeito Francisco Antônio de Brito Filho é mantido afastado do cargo, por decisão do desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

Prefeito Francisco Antônio de Brito Filho é mantido afastado do cargo, por decisão do desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

Em decisão monocrática, proferida hoje (23/05/2016), o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, titular da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), indeferiu liminar e manteve afastado o prefeito de Itapebi, Francisco Antônio de Brito Filho.

O prefeito ingressou com mandado de segurança no TJBA, com pedido liminar, contra decisão do juiz da Comarca de Itapebi. O magistrado singular, no bojo da Ação Cautelar nº 8000185-41.2016.8.05.0125, ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), concedeu a medida liminar pleiteada pelo MPBA, determinando afastamento cautelar imediato do prefeito Francisco Antônio de Brito Filho.

Ao analisar o mandado de segurança requerido pelo prefeito, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva fundamentou a decisão, citando jurisprudência consolidada no voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Na sequência, arguiu:

– Da análise dos autos, vê-se que as razões erigidas pelo Magistrado, para fundamentar a ordem de afastamento, revelam indícios da prática pelo acionado de atos concretos, no exercício do cargo, capazes de obstaculizar a instrução processual, visando impedir que os vereadores apresentem depoimento na Ação Civil Pública.

–Tais atos consistem, em síntese, na suposta oferta de vantagens indevidas; intimidações; e perseguição aos parentes dos edis, com demissões, exonerações, transferências de lotação e atraso de pagamento.

O desembargador conclui o julgamento atribuindo a decisão “força de mandado/ofício, a ser cumprido de imediato em sede de 2º grau.”.

Baixe

Decisão do desembargador Baltazar Miranda Saraiva que mantém prefeito de Itapebi, Francisco Antônio de Brito Filho, afastado do cargo

Outras publicações

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva concede liminar favorável a contratação da Serve Mais e mantém afastada Sabore Cia de Alimentação de prestar serviço ao Hospital Ana Ner... Páginas 1 e 9 da decisão liminar do Desembargador Baltazar Saraiva na ação interposta pela Serve Mais. Matéria do Metro 1: Mesmo inidônea, Sabore...
General Artur Costa Moura transfere comando da 6ª Região Militar e assume Quartel General do Curado em Recife Desembargador Nilson Castelo Branco, Desembargador Baltazar Miranda Saraiva e o comandante da 6ª Região Militar, General de Brigada Artur Costa Moura...
TJBA aprova Moção de Pesar em memória do escritor e filantropo Claudelino Monteiro da Silva Miranda Claudelino Monteiro da Silva Miranda atuou com dedicação em benefício da sociedade e da fraternidade. TJBA presta-lhe homenagem póstuma. Na sessão p...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.