Comemoração 2016 do Dia do Trabalho destaca valorização profissional

Ações em homenagem ao Dia do trabalhador.

Ações em homenagem ao Dia do trabalhador.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Em comemoração ao Dia do Trabalho – 1º de maio -, o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SineBahia) foi realziado atendimento itinerante, nesta sexta-feira (29/04/2016), na Estação Pirajá do Metrô de Salvador. A iniciativa, em parceria com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo modal, oferece serviços de cadastro no sistema Mais Emprego, emissão da carteira de trabalho e orientação profissional.

Desempregado há quase um ano, Emerson Rodrigues foi um dos primeiros a chegar ao terminal. “Estou parado, sem trabalhar, mas em busca de uma nova chance no mercado de trabalho. Essa ação aproxima a gente de uma oportunidade”.

Qualificação

O SineBahia, que é vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), oferece oportunidades para capacitação dos candidato à vaga no mercado profissional. Nos guichês de atendimento, montados na Estação Pirajá, informações referentes aos cursos para qualificação oferecidos na unidade central, em Salvador, foram divulgadas aos interessados.

Desde o lançamento do Programa Gratuito de Cursos e Palestras, que faz parte do Serviço de Psicologia e Qualificação Social e Profissional, mais de 2,2 mil candidatos voltaram às salas de aula em busca de preparação.

“O acesso a conhecimentos básicos como gramática, redação e interpretação de texto é fundamental para o desenvolvimento do profissional que busca emprego. Esta base ajuda a pessoa a ter condições de disputar uma vaga no mercado de trabalho”, explica o gerente da unidade geral do SineBahia, Helber Pacheco.

Trabalhador doméstico

Na praça de serviços do Shopping Center Lapa, em Salvador, acontece a 7ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, que tem o objetivo de orientar trabalhadores e empregadores acerca de seus direitos e deveres. Nesta sexta-feira, temas como direitos trabalhistas, emporadoramento e autonomia da mulher, violência de gênero e acidentes de trabalho foram abordados em palestras, filmes e dicas, além de orientações e informações sobre previdência social.

A ação, comemorativa do Dia do Trabalhador Doméstico, celebrado em 27 de abril, contempla um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), projeto desenvolvido pela Setre, que contribui para a elaboração de políticas públicas destinadas à categoria. A ABTD reconhece a importância do trabalho doméstico como meio de desenvolvimento e inclusão social.

“É muito importante ter acesso a essas informações. Tenho 27 anos de tempo de serviço como doméstica, mas não tive meu INSS recolhido neste tempo. O trabalhador precisa saber qual é seu direito para não ser lesado. Além disso, as homenagens valorizam e dão visibilidade à categoria”, afirma a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia, Cleusa Santos.

Parceiros

A Semana de Valorização tem como parceiros as secretarias estaduais de Políticas para Mulheres (SPM) e da Saúde (Sesab); Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (Sindoméstico); Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa); Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região; Tribunal Regional do Trabalho (TRT 5); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secção-Bahia; e Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br