Coluna de Antônio José Larangeira de 28 de maio de 2016

A professora Anaci Paim, figura de expressão da Educação na Bahia.

A professora Anaci Paim, figura de expressão da Educação na Bahia.

A ex-deputada estadual Graça Pimenta, ladeada por suas filhas Brenda e  Bruna.

A ex-deputada estadual Graça Pimenta, ladeada por suas filhas Brenda e Bruna.

Angélica e o anestesista Benedito Gonçalves, comemorando aniversário de casamento.

Angélica e o anestesista Benedito Gonçalves, comemorando aniversário de casamento.

Uefs em festa

Será realizada, na próxima terça-feira, a partir das 19h30, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana, uma celebração para marcar os 40 anos da Instituição, quando na oportunidade, o professor, escritor e jornalista Edivaldo Machado Boaventura irá proferir palestra com o tema “Uefs 40 anos”. Uma série de atividades culturais também está programada. Além da apresentação do Coral da Uefs, haverá recital de cordel, apresentações musicais e de dança clássica e a premiação da mostra fotográfica “Uefs 40 anos: patrimônio do povo baiano”. As 40 melhores fotos, selecionadas por uma comissão especializada e por meio de voto popular, via divulgação em redes sociais, também estarão expostas no foyer do Auditório, no dia do evento. Como parte das comemorações, vários cursos, palestra e outros eventos acadêmicos vêm sendo realizados ao longo do mês de maio, a exemplo do “Seminário Saúde do Homem: riscos e vulnerabilidade”, promovido pelo Mestrado Profissional em Enfermagem, no Último dia 18; e do curso de Auxiliar de Biblioteca, promovido pela Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC). No dia 31, a BCJC também estará realizando a palestra “Digitalizando documentos ameaçados: os livros de notas da Bahia 1664-1889”, a ser proferida pelo professor e pesquisador Urano Andrade.

Corrida da Folha

A 3ª Corrida de Feira, que acontecerá no próximo domingo , competição organizada pelo grupo Folha do Estado, terá nesta edição uma conotação especial, pois, duas das três atletas classificadas para prova de maratona nas Olimpíadas do Rio – Graciete Moreira Carneiro e Marily dos Santos – estarão participando da prova, que já tem status nacional por contar com atletas de diversos estados brasileiros. O percurso de 10 km é ideal para o treinamento das atletas, por isso, a Corrida da Feira é muito atrativa para os maratonistas profissionais, mas também para os amadores, que ainda não estão preparados para provas de alta performance. “Não é porque consegui vaga para as Olimpíadas que deixo de disputar corridas. Só não disputo distâncias maiores porque corro o risco de sofrer lesões. Agora uma prova como a Corrida de Feira é ideal para a minha preparação”, ressaltou Graciete.

Gestora da Coelba

Capitaneando o cargo de Gestora da unidade regional de Feira de Santana da Coelba, onde vem realizando um bom trabalho, a executiva Cleriane Santos Rodrigues. Possuidora de um currículo rico em ações já está nesta cidade há mais de um ano, embora aqui tenha nascido.

Cursos de Extensão

Três cursos de extensão estão com inscrições abertas no Núcleo de Desenho e Artes da Uefs. “Curso arte azulejar: da criação ao seu uso no Brasil”, que será ministrado pela professora Darlane Silva Senhorinho, oferece 15 (quinze) vagas e tem carga de 15 (quinze) horas, no período de 2 a 10 de junho, no turno matutino (9h às 12h). O curso de “Desenho em Perspectiva Interior Método das Visuais Dominantes”, com a professora Ivoneide Costa, disponibliza 10 (dez) vagas e possui carga de 15 horas. Já o “Curso de Desenho: Técnico e Geométrico”, ficará a cargo das professoras Lilian Queiroz e Ivoneide França, e possui 10 (dez) vagas e carga de 15 (quinze) horas.

Legião Urbana

No próximo dia 1° de julho, Feira de Santana será sede de um grande show no Ária Hall, pois será palco dos clássicos do rock nacional, com o espetáculo comemorativo dos 30 anos do lançamento do primeiro disco da consagrada banda  Legião Urbana e que está sendo relançado agora em edição de luxo com raridades. As vendas estão ativas  no site www.BilheteriaVirtual.com, no Balcão de Ingressos Central Mix do Shopping Boulevard, no Balcão de Ingressos Central Mix do Centro Comercial Maria Luíza e na bilheteria do Ária Hall.

Jornal Grande BahiaTribuna da Bahia e Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.