Batalhão de Policiamento Turístico completa um ano de ações na Bahia

Batalhão de policiamento turístico.

Batalhão de policiamento turístico.

Há um ano, policiais militares do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) reforçam não apenas a segurança pública no estado, mas também o atendimento e receptivo aos visitantes que chegam à Bahia. Um diferencial que faz a celebração do primeiro ano do Batalhão, celebrado nesta quinta-feira (19/05/2016), ganhar um tom especial. São 12 meses de ações bem sucedidas e serviços diferenciados prestados à sociedade.

Atualmente, 271 oficiais e praças atuam em pontos turísticos importantes e locais de grande circulação de visitantes na capital, como o Aeroporto, Bonfim, Centro Histórico, Mercado Modelo, Terminal Marítimo, Barra, Rio Vermelho, Dique do Tororó, Jardim de Alah, e Largo da Cira, em Itapuã.

A comemoração do primeiro ano de criação do Beptur aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, com um culto ecumênico por volta das 8h, seguido por uma solenidade cívico-militar com a presença de autoridades militares e civis que foram prestigiar o aniversário do Batalhão.

Para o subcomandante da Polícia Militar, coronel Antônio Reis, a comemoração é um reconhecimento à tropa. “Meus parabéns aos homens e mulheres que se dedicaram completamente ao serviço de um batalhão, que conseguiu já nascer grande por causa da sua própria importância. É através do Beptur que conseguimos alcançar um número ainda maior de pessoas, de diversas nacionalidades”, comentou o subcomandante.

Preparação

Para fazer parte do Beptur, os policiais militares passam por uma preparação extensa, que inclui aulas sobre história dos monumentos da cidade, turismo e cidadania, além de idiomas, numa formação que vai além da segurança pública. Para o comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, tenente-coronel Josehilton Martins, a experiência tem se mostrado exitosa na capital e no interior do estado.

“Nós estamos preparados para trabalhar com o que se relaciona à segurança, mas também ao turismo. Isso porque a especialização garante que os oficiais e praças detenham competências que serão muito úteis no dia a dia com o visitante, o que inclui proficiência em outros idiomas. Nesse um ano de atividade, pudemos atuar em Salvador e também dar apoio a cidades baianas em reforço ao policiamento local. Estamos felizes com o serviço prestado ao estado da Bahia”, contou o tenente-coronel.

Homenagens

Ainda durante a comemoração, na manhã desta quinta (19), alguns militares foram homenageados e receberam medalhas, como a sargento Joelma dos Santos, que há um ano está no Beptur. “É uma honra trabalhar com o policiamento turístico e ao lado de colegas tão dedicados. Nesse primeiro ano, vivemos o fortalecimento da unidade e transformamos esse grupo em uma família, de uma certa forma”, afirmou após receber a homenagem.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br