Acupuntura: o estímulo da cura pelo próprio corpo

A acupuntura é uma das mais importantes ferramentas terapêuticas da China.

A acupuntura é uma das mais importantes ferramentas terapêuticas da China.

Especialista da Rede StarClub fala sobre a técnica que desde os anos 50 revoluciona os tratamentos médicos no Brasil. Criada a mais de 2 mil anos, a acupuntura integra a Medicina Tradicional Chinesa. O tratamento consiste na avaliação do paciente e aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado, resultando em benefícios para o corpo e a mente de maneira integral.

A acupuntura é uma das mais importantes ferramentas terapêuticas da China. Há mais de 60 anos a técnica foi trazida para o Brasil, mas apenas em 1995 foi reulamentada  como especialidade médica. Para o especialista e consultor da Rede StarClub, Igor Basques, a meta principal deste tratamento é proporcionar o equilíbrio energético do corpo como um todo. “Para a medicina tradicional chinesa, as doenças representam desequilíbrios de energia que se manifestam como dores e alterações emocionais”, relata o especialista.

De acordo com medicina tradicional chinesa, o tratamento com as agulhas é capaz de tratar os canais energéticos do corpo. Já a ciência médica ocidental acredita que o método estimule a liberação de substâncias químicas que agem em todo sistema nervoso mantento a condição energética do organismo. Seu direcionamento é feito após uma avaliação de diversos aspectos da vida do paciente, além da observação de algumas manifestações físicas que podem estar presentes na respiração, aspecto da língua e tipo de pulso.

Indicações

A técnica milenar chinesa da acupuntura tem como objetivo a recuperação do organismo como um todo, utilizando-se do chamado reequilíbrio energético inclusive para o controle da dor. Com isso, o método como conhecemos se mantém a mais de dois milênios, apresentando benefícios a quem procura o tratamento em busca de controle e cura de diversos males. E Igor Basques, acupunturista da Rede StarClub assegura que as melhoras são para diversos males, desde simples dores pelo corpo até severas dores de cabeça, ansiedade e até mesmo depressão.

Igor, que atende seus pacientes na sede da Rede StarClub,  – sempre com a agenda lotada, ainda dá dicas de como deve ser o procedimento para as pessoas que procuram o tratamento com acupuntura. De acordo com o fisioterapeuta e acupunturista, especialistas garantem que a técnica é indicada para todos, até mesmo para as crianças. Entretanto, o profissional deve realizar uma minuciosa avaliação para não realizar o tratamento em pacientes sem recomendação para o método, como pacientes com câncer por exemplo.

“Ao escolher um acupunturista, as referências sobre ele são importantíssimas. Assim como a observação dos cuidados que são tomados com as agulhas, pois elas devem ser sempre descartáveis, e a limpeza do local também é imprescindível. Por fim, é importante ressaltar que, em muitos casos, só a utilização da acupuntura não é suficiente para resolver os problemas e, nas doenças mais graves, a técnica deverá ser realizada em conjunto com um tratamento convencional ”, finaliza o especialista.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br