Trabalho na educação garante Título de Cidadã Feirense a pedagoga Ana Maria Alves dos Santos e Silva

Ana Maria Alves dos Santos e Silva recebe Título de Cidadã Feirense.

Ana Maria Alves dos Santos e Silva recebe Título de Cidadã Feirense.

São quase cinco décadas vividas em Feira de Santana. Ela chegou à cidade, vinda de Juazeiro da Bahia, com apenas 10 anos de idade e aqui construiu toda a sua vida e um trabalho que justifica a homenagem prestada pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira (26/04/2016), em uma sessão solene que lotou o plenário e a galeria da Casa da Cidadania. A pedagoga Ana Maria Alves dos Santos e Silva é a mais nova cidadã feirense.

Definindo a homenageada como “educadora por excelência e vocação”, a vereadora Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio, responsável pela concessão do Título de Cidadã Feirense, falou da trajetória de Ana Maria, destacando a sua força de vontade de “ver acontecer” e a dedicação ao bairro Feira X, onde mora há mais de 30 anos. “Através do seu trabalho, tem contribuído para o desenvolvimento do Município”, disse.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pós-graduada em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira e em Saúde Mental pelo IBPEX, Ana Maria teve passagem marcante em órgãos como a Direc 2 e Arquivo Municipal, além de várias escolas em Feira de Santana e região. “Uma mulher cheia de garra”, resumiu Gerusa Sampaio.

A vereadora lembrou ainda a contribuição de Ana Maria para a concretização de diversas melhorias no Feira X, a exemplo da construção de três escolas, implantação de unidade de saúde e Base Comunitária. Durante oito anos, a educadora esteve à frente do Centro de Capacitação do Adolescente e Família (CICAF), “desenvolvendo um trabalho social de grande relevância”, conforme ressaltou.

Visivelmente emocionada, após exibição de um vídeo sobre a sua trajetória de vida, a professora Ana Maria falou do orgulho em receber “tão honroso título” e agradeceu à vereadora por reconhecer méritos que mereceram a concessão da honraria. “Amo Feira de Santana como amo a minha cidade de origem”, afirmou, destacando os índices que dão a Feira posição de destaque no cenário econômico.

Ao falar da família, a nova cidadã feirense não conteve as lágrimas, bem como ao fazer referência ao Feira X. “Aprendi a conhecer as necessidades de nossa gente”, contou, ensinando que no trabalho e na vida a receita é “não parar e sim caminhar em busca de dias melhores”. Ana Maria lembrou o companheiro de três décadas Edvaldo e citou todos os familiares, presentes ou não. Os professores também mereceram citações, “pelos ensinamentos valorosos”, assim como os alunos.

O vereador Roque Pereira do Carmo, 1º vice-presidente do Legislativo, presidiu a solenidade, compondo a mesa de honra ao lado do secretário municipal de Governo Paulo Aquino, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o diretor municipal de Saúde Rodrigo Santos Matos, que representou a secretária Denise Mascarenhas, a homenageada e sua filha Elaine Cristina Santos Machado.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br