Secretário garante continuidade dos trabalhos do Instituto Biofábrica do Cacau em Uruçuca

Atuação do Instituto Biofábrica do Cacau está garantida.

Atuação do Instituto Biofábrica do Cacau está garantida.

Durante visita realizada no último Domingo (24/04/2016) ao Instituto Biofábrica de Cacau, em Uruçuca, região sul do estado, o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, reafirmou que a sua gestão garantirá as condições necessárias à continuidade dos processos de pesquisa e produção de mudas, realizados pelo instituto, que é responsável pela multiplicação de clones resistentes a pragas que afetam a lavoura cacaueira. A Biofábrica ocupa uma área de 40 mil metros com capacidade de armazenar 4.8 milhões de plantas. No local está instalado um dos mais modernos laboratórios de micro propagação do Brasil.

“A Secretaria da Agricultura (Seagri), vai contribuir para que a multiplicação de variedades de mudas de cacau, resistentes a vassoura de bruxa, monilíase, e outras pragas, não se interrompa. Essa região é fundamental para o desenvolvimento de nosso Estado, e tem tido atenção especial por parte do governador Rui Costa. Juntos, vamos transformá-la em referência não só para o Brasil, mas para o mundo, priorizando as ações de recuperação da lavoura e a diversificação das culturas”.

Durante a visita, o secretário também garantiu o apoio da pasta na requalificação dos viveiros, que devido a ação do tempo, naturalmente passam por um processo de degradação. De acordo com Lanns Almeida, diretor presidente do instituto, que acompanhou o secretário durante a visita, a recuperação destas estruturas é fundamental para produção de mudas de alta qualidade.

Dentre as ações desenvolvidas pela SEAGRI voltadas a lavoura cacaueira, destaca-se o trabalho para manter a Bahia livre da Monilíase, através do Plano Estadual de Prevenção e Controle da Monilíase do Cacaueiro, e da propagação da lagarta-parda, praga que tem atacado a cultura do eucalipto, no sul e extremo sul do Estado, e que é voraz também no ataque ao café e cacau, realizadas em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado a secretaria.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br