Secretaria de Aviação Civil autoriza reabertura aeroporto de Jequié

Centro da Cidade de Jequié.

Centro da Cidade de Jequié.

Após passar por obras de recuperação, promovidas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Terminal Vicente Grillo, em Jequié, no sudoeste da Bahia, voltará a receber voos. A Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR) autorizou a reabertura do aeroporto, conforme publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (19/04/2016).

Foram feitos serviços na área patrimonial, pista de pouso e decolagem, além da construção do terminal de passageiros. Neste ano, o terminal recebeu ainda obras complementares como biruta, revestimento asfáltico em toda a pista e sinalização. O relatório técnico de conclusão dos serviços foi apresentado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), junto com a solicitação de desinterdição e reabertura do aeroporto de Jequié.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca os esforços do Governo do Estado para alavancar a aviação regional. “Buscamos atender o anseio da comunidade e ampliar os investimentos em Jequié, um importante centro regional para a Bahia. Nosso primeiro passo foi reabrir o atual aeroporto e agora vamos planejar o novo sítio aeroportuário”, afirma.

A liberação plena para os voos depende de procedimentos da Anac e posterior publicação no Rotaer (Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas), onde ficam reunidas as principais informações de todos os aeroportos e aeródromos do país.

Interdição

O aeroporto de Jequié foi interditado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em 2012 e teve a inscrição cancelada. O Governo do Estado, por meio da Seinfra, promoveu reformas e construções de itens necessários a retomada das atividades do terminal.

Para conectar o interior baiano ao restante do país, o governo tem realizado investimentos. A meta é alavancar a aviação regional, com aumento da capacidade de voos comerciais, favorecendo o transporte de passageiros, o turismo e a atração de negócios.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br