Santo Amaro recebe a primeira edição da Feirinha da Nova

Edu no Jardim.

Edu no Jardim.

O Jardim de Judite receberá, no dia 16 de abril de 2016, a primeira edição da Feirinha da Nova com artesanato, culinária e espetáculos para toda família, das 13h às 19h, no bairro Nova Santo Amaro. O espaço pretende dar visibilidade à produção artística e gastronômica de Santo Amaro, reunindo trabalhos artesanais em várias técnicas, doces, salgados e a tradicional maniçoba.

O evento conta com a participação de empresas e pessoas conhecidas na cidade e em todo Estado. Quem for ao local, vai aproveitar as novidades do Bolo das Meninas, Arte de Avó, Dinorah Oliveira, Mosaico das Artes, Fátima Tchan, Carla Estephania, Doceiras de Santo Amaro, Café Atruá, Nei Lima, Ana Rosa Freitas, Gal Castro, Empadaria, entre outros. “Quando comecei o processo de retorno a Santo Amaro, pensei imediatamente em me juntar com as pessoas que produzem arte na cidade, tentando movimentar a cena local e também poder criar um espaço onde pudéssemos expor nossos trabalhos. Como no mês de Abril as atividades de Um Jardim para Judite acontecerão em torno do encontro entre as Doceiras de Santo Amaro e o Grupo X de Improvisação em Dança, achamos pertinente promover a primeira edição da Feirinha da Nova, justamente porque visa reunir arte e culinária”, explica Edu O. – organizador do evento e idealizador do Jardim.

A Feirinha promete virar um local para grandes encontros de família e amigos, num espaço lúdico com atrações para criançadas, onde vai unir compra, gastronomia, diversão e muita arte. Maio e Junho o Jardim de Judite receberá mais duas edições da Feira.

Jardim para Judite

Para comemorar os 10 anos de uma trajetória vitoriosa pelo Brasil e exterior, Judite ganhou no mês de março um Jardim em Santo Amaro, sua cidade natal e residência onde Edu O. passou sua infância e adolescência descobrindo a lagarta, que ficou conhecida no espetáculo “Judite quer Chorar, mas não consegue”. Até junho, o quintal da casa 53 abrigará uma instalação interativa, intitulada Um Jardim para Judite, criada por Edu O. e pelo artista visual Valter Ornellas. Nele, crianças e adultos estão vivendo um verdadeiro encontro com o real e o lúdico através dos elementos referenciais da obra “Judite…” com cores, cheiros, sons, objetos e imagens que possibilitem uma experiência sensorial e estética a todos os visitantes.

Oficina

Durante o período de 12 a 15 de abril, acontece dentro do projeto Um Jardim Para Judite os Encontros Aborboletados entre as Doceiras de Santo Amaro e o Grupo X de Improvisação em Dança, de Salvador. O Jardim vai virar um laboratório para oficinas de doce e dança junto às mulheres do Grupo Zezinho Veloso e do Núcleo de atendimento á Mulher – Zilda Paim.. O projeto Doceiras de Santo Amaro, criado por Silvia dos Santos, surge para ocupar um lugar de destaque na proteção aos doces tradicionais da cidade que estão caindo no esquecimento das novas gerações, receitas que, aos poucos, vão desaparecendo das mesas das famílias que antes eram produzidos para celebrações importantes e, hoje, não encontramos mais, como por exemplo: acaçá de leite, lelê de milho, pé de moleque na folha de bananeira, mugunzá e cocada puxa.

A proposta artística do Grupo X de Improvisação em Dança, através do espetáculo ¼ de Lembrança, explora a temática – Esperas Doces – pautada nas lembranças que estão em nossas memórias e de diversas situações que são transmitidas no viver do cotidiano, como por exemplo, a prática do fazer doces, os gestos envolvidos, os acordos do tempo de feitura, humores e doçuras das conversas soltas. Todos esses elementos de experiência do convívio no ambiente social da casa servirão como suporte para essa criação em Dança. A casa de Judite será o ambiente/lugar para a elaboração dessa performance do Grupo X de Improvisação em Dança que é vinculado às ações do Grupo de Pesquisa Poética da Diferença/UFBA.

Agenda

Dia: Sábado, 16 de abril de 2016 |  Horário: 13h às 19h

Local: Rua C., Casa 53 – Nova Santo Amaro (Santo Amaro – BA)

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br