Salvador: Neojiba inaugura núcleo na Liberdade

Cartaz Neojiba Liberdade.
Cartaz Neojiba Liberdade.
Cartaz Neojiba Liberdade.
Cartaz Neojiba Liberdade.

O Núcleo funciona no Parque do Queimado e oferece aulas de iniciação musical para crianças da região. Depois de receber da Embasa a cessão de uso do Parque do Queimado, o programa NEOJIBA realiza a aula inaugural do Núcleo Liberdade, em Salvador. O evento acontece neste sábado, 16 de abril de 2016, às 9h e conta com a presença do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), Geraldo Reis; de pais, mães e responsáveis dos integrantes do núcleo; e de lideranças do bairro da Liberdade e região.

Segundo o secretário Geraldo Reis, a abertura do Núcleo Liberdade integra o plano de expansão do NEOJIBA, programa prioritário do Governo do Estado que promove a inserção social de crianças, adolescentes e jovens por meio da música. “Até maio, abriremos mais dois núcleos do NEOJIBA, no parque São Bartolomeu e no município de Vitória da Conquista. A nossa meta é levar o programa aos 27 Territórios de Identidade, uma demanda do Governador Rui Costa de proporcionar a um maior número de jovens alternativas culturais e de desenvolvimento social”, disse Reis.

Durante o evento, o professor André Gomes Felipe, coordenador do Núcleo Liberdade, fará uma aula aberta com as crianças beneficiadas pela ação do programa no espaço para todos os convidados. Membros do Coro Juvenil do NEOJIBA também participam da aula inaugural para divulgar o futuro coral do Núcleo, que será composto por adolescentes do bairro da Liberdade e região.

A abertura do Núcleo Liberdade é o primeiro passo para a chegada definitiva do NEOJIBA na bairro, pois futuramente o Parque do Queimado vai abrigar a sede do programa. “Desde a cessão de uso do Parque do Queimado, nós já avançamos bastante com os projetos executivos para o restauro e a revitalização do espaço, mas antes mesmo da sede ficar pronta nós já queríamos marcar nossa presença no bairro. O início do nosso Núcleo Liberdade é justamente a concretização dessa vontade”, afirma Beth Ponte, diretora institucional do NEOJIBA.

Iniciação Musical

O Núcleo iniciou as atividades em março com aulas de iniciação musical para cerca de 50 crianças entre 5 e 8 anos, residentes na região. Elas desenvolvem atividades com violino de papel e flauta doce para começarem a se envolver com o universo da música. O grupo já tem apresentações programadas, como na Semana da Música Brasileira do NEOJIBA, ainda em abril, e da Semana Junina, também promovida pelo programa, no mês de junho.

Para André, a importância deste trabalho está na possiblidade de construir nos integrantes habilidades que são importantes para o convívio social. “Esse primeiro contato é para trabalhar, por meio da música, qualidades ou características que eles precisam em todas as relações pessoais e profissionais da vida. Se elas aprendem a respeitar o regente da orquestra e os músicos que estão ao lado, elas vão levar esses valores para sempre”, afirma o coordenador do Núcleo.

Parque do Queimado

Em dezembro de 2014 foi assinado o Termo de Cessão de Uso do Parque do Queimado, que abrigará a futura sede do NEOJIBA. O espaço foi cedido pela Embasa à Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), a qual o programa NEOJIBA está vinculado. Localizado na Liberdade, o Parque conta com uma área de mais de 10 mil metros quadrados e abriga a memória da primeira estação de tratamento de águas do Brasil, além de ser tombado pelo Iphan como patrimônio histórico.

Programa NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário