Micareta 2016 – Feira de Santana: Crea integra equipe de Fiscalização Preventiva Integrada

Conselho fiscaliza a participação de profissionais da área tecnológica no evento. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) é uma das instituições que integram a Fiscalização Preventiva Integrada da Micareta de Feira de Santana, que este ano será realizada de 28 de abril a 1º de maio de 2016. Coordenada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal, a FPI é dividida em três comissões: Veículos, trios e carros de apoio;  hotéis, motéis, restaurantes e bares; e Camarotes, palcos, stands e arquibancadas. Em 2016, o Conselho colocou à disposição da festa uma equipe formada por quatro fiscais e três inspetores.

Além do Crea-BA, compõem a FPI, o Corpo de Bombeiros, Detran, Departamento de Polícia Técnica, Procon, Defesa Civil e Coelba. Cada órgã exerce fiscalização das atividades dentro de sua área de competência e, ou atribuição. O Crea-BA integra todas as comissões.

De acordo com o coordenador da Fiscalização do Crea-BA, engenheiro agrônomo João Falcão, a FPI da Micareta de Feira de Santana surgiu a partir de uma provocação do Conselho, em 1999. “Acreditamos que uma ação em conjunto é mais eficiente, efetivo e eficaz. Esse modelo de FPI vem sendo praticado pelo Sistema Confea/Crea e Mútua em todo o país e tem apresentado bons resultados. O Crea-BA colocará sua equipe na rua para garantir o exercício dos profissionais das áreas relacionadas ao Sistema e contribuir para a segurança, tranquilidade e sucesso na maior festa carnavalesca do interior da Bahia”, destaca.

Fiscalização

Coordenada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, a Comissão de Fiscalização da Vistoria de Veículos, Trios e Carros de Apoio realizará atividades de fiscalização de 18 a 28 de abril, onde serão vistoriados aproximadamente 35 veículos entre trios e carros de apoio. Nesta ação, o Crea-BA exige a atuação de profissional na área e as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) para as atividades de  Avaliação de Sistema Elétrico e sonorização, sistema de esgotamento sanitário, sistema de segurança/extintores, vistoria veicular do cavalo e da carroceria, estrutura metálica da carreta com capacidade de lotação.

A comissão de hotéis, motéis, restaurantes e bares realizarão atividades no período de 04 a 15 de abril, onde serão fiscalizados 65 estabelecimentos. O Crea-BA atuará fiscalizando a participação dos profissionais e emissão  das ARTs de instalação/manutenção de sistema de climatização, sistema de prevenção e combate a incêndio, sistema de comunicação/telefonia, poços tubulares, elevadores, central de GLP, controle de pragas urbanas, vigilância monitorada, sistema elétrico, dentre outras atividades.

Os trabalhos da comissão de fiscalização de camarotes, palcos, stands e arquibancadas serão realizados de 04 a 28 de abril, onde serão fiscalizadas a instalação e montagem de 19 camarotes, um palco, 25 elevados da PM, 300 toldos/barracas, arquibancada, parque de diversão e seis estandes. Nestes equipamentos, serão observadas a participação dos profissionais da área e emissão das ARTs dos projetos de edificação, estrutural, elétrico/aterramento, sistema de prevenção e combate a incêndio, sonorização e iluminação cênica, PCMAT e PPRA, montagem/desmontagem de estruturas metálicas, iluminação pública, sistema de transmissão de rádio difusão e televisão, instalação/operação/manutenção  de grupo geradores, sistema de segurança/isolamento, dentre outras atividades.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br