Médica Emília Stela de Almeida Cruz é contemplada com título de Cidadania Feirense e Comenda Gastão Guimarães

Emília Stela de Almeida Cruz e Luiz Augusto de Jesus. Médica é contemplada com cidadania feirense e Comenda Gastão Guimarães.

Emília Stela de Almeida Cruz e Luiz Augusto de Jesus. Médica é contemplada com cidadania feirense e Comenda Gastão Guimarães.

“Trazer vidas ao mundo é um ato de amor”. Foi falando sobre a atividade cotidiana, porém sempre nova, da médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia Emília Stela de Almeida Cruz, que o vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha fez a saudação aos convidados da sessão solene da quarta-feira (30/03/2016), para entrega do Título de Cidadã Feirense e a Comenda Doutor Gastão Guimarães.

Sem esconder a felicidade pela autoria da homenagem, Luiz Augusto fez um discurso marcado por citações como “os conselhos de Esculápio”, sobre o compromisso com a profissão. “É um orgulho para mim e para Feira de Santana”, disse, referindo-se à concessão das honrarias e destacando a trajetória da médica nascida na cidade de Serra Preta, filha do produtor rural Nilo Gomes da Cruz e da professora Dilma Maria Cruz.

O vereador destacou que do início da carreira na maternidade do Hospital Dom Pedro de Alcântara aos dias atuais muita coisa mudou. Menos a generosidade e a disposição da homenageada, que é graduada pela Escola de Baiana de Medicina e Saúde Pública, de fazer sempre o melhor. “Completando quase 30 anos de profissão, ela tem papel fundamental na vida de inúmeras mulheres”, ressaltou Luiz Augusto.

O clima de emoção tomou conta do grande número de pessoas que lotou o plenário e a galeria, com a apresentação do vídeo mostrando as características da profissional que busca a superação todos os dias e faz da gratidão o combustível para cumprir a tarefa de ser “mãe de umbigo” de um número incontável de crianças. Igualmente emocionada, a homenageada agradeceu as honrarias recebidas com um discurso repleto de entusiasmo e fé.

Ela disse que sempre soube que Senhora Santana havia preparado o seu futuro, o que se cumpriu quando assumiu a condição de funcionária pública. “Temos a obrigação de oferecer o melhor de nós”, resumiu a médica, ao definir a função de servidor público e renovar os votos diante da padroeira de Feira de Santana e do Senhor dos Passos, “para continuar cuidando dos filhos desta terra”. Citando a Lei do Retorno, de Albert Einstein, Emília Stela agradeceu o reconhecimento e reafirmou o compromisso com a Medicina e a cidade.

A história de Gastão Guimarães também mereceu destaque no discurso da homenageada. Sobre o médico nascido em Belmonte e que fez da profissão um verdadeiro sacerdócio, disse que o mesmo “no exercício da profissão, defendia o amor, a bondade e a caridade, que é o que deve ser a Medicina, e sempre considerou a miséria como uma emergência médica”, afirmação pela qual foi aplaudida de pé pelo público que lotou a Casa da Cidadania.

O vereador Roque Pereira do Carmo presidiu a sessão e compôs a mesa de honra da solenidade ao lado do diretor municipal de Saúde, Rodrigo Matos (representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho); os prefeitos de Serra Preta, Adeil Figueiredo; de Candeal, Fernando Nere; e de Santa Bárbara, Nilton César; além da homenageada e seu esposo, Walterlan Daltro da Silva.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br