Juiz de Direito Freddy Carvalho Pitta Lima tem cidadania feirense reconhecida pela Câmara Municipal

Reinaldoo Miranda, Freddy Carvalho Pitta Lima e José Ronaldo.

Reinaldoo Miranda, Freddy Carvalho Pitta Lima e José Ronaldo.

Todas as cadeiras do auditório do Parque Tecnológico foram ocupadas por pessoas que desejavam saber mais sobre a ação inovadora. Não somente pesquisadores ou empresas do ramo científico são alvo de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), entidade vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). O lançamento do edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º/04/2016), no Parque Tecnológico da Bahia, é prova disso.

A iniciativa é voltada para pessoas físicas que tenham espírito empreendedor e boas ideias de negócios com base tecnológica. Os projetos selecionados vão receber bolsas mensais de R$2 mil, pelo período de 120 dias, e poderão contar com consultoria especializada, ofertada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), em diversas áreas, como legalização do negócio, aspectos contábeis, mercado e finanças.

A ação objetiva, a longo prazo, aumento do número de negócios promissores e indução ao empreendedorismo tecnológico, por meio da fluidez e integração dos atores que compõem o ecossistema baiano de inovação. Este fato  foi destacado por todos os componentes da mesa de abertura do evento, formada por Manoel Mendonça, secretário da Secti, Eduardo Almeida, diretor geral da Fapesb e Ádhvan Furtado, superintendente do Sebrae/BA.

Primeiro a discursar, Ádhvan Furtado afirmou que “inovar é fundamental para o desenvolvimento de toda uma sociedade e para inovar é preciso um ambiente colaborativo, sendo a concretização deste edital um ótimo exemplo de cooperação”. Eduardo Almeida lembrou que o “fomento ao desenvolvimento de startups é um dos principais pilares de países reconhecidos pelo alto nível de inovação”.

Responsável por fechar a mesa de abertura, Manoel Mendonça falou sobre o perfil desta ação conjunta. “Esta iniciativa pertence ao escopo das startups, que precisam passar por três fases para se firmarem como empresas consolidadas: pré-incubação, incubação e fase de aceleração. O edital foca, justamente, no primeiro estágio”, conclui.

Formado em Administração e Processamento de Dados, Mauro de Castro Portugal irá se inscrever no edital Apoio ao Desenvolvimento de Ideias e confessa: “É a primeira vez que vejo uma iniciativa deste segmento, voltada para pessoas físicas”.

As inscrições serão abertas a partir das 17h desta sexta-feira (01) e podem ser realizadas através do endereço www.fapesb.ba.gov.br.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br